Dentistas incentivam doação de sangue

Para comemorar o Dia do Dentista, 25 de outubro (próxima sexta-feira), o Conselho Regional de Odontologia (CRO) lança a campanha Doe Sangue, Salve Vidas. A idéia é incentivar profissionais, estudantes e a comunidade a doar sangue durante a semana. A iniciativa é considerada bem-vinda pelo Hemepar, que precisa de 120 doadores por dia para suprir a demanda. Nem sempre a cota é atingida.

Em todo o Estado existem cerca de 15 mil dentistas ativos registrados no conselho. De acordo com o relações-públicas do CRO, Nerone Carvalho, o objetivo é incentivar a população a doar sangue, trabalhando para minimizar o preconceito. Folders e cartazes com informações estão sendo distribuídos em diversos pontos de Curitiba, inclusive faculdades.

A assistente social do Serviço de Captação de Doadores de Sangue do Hemepar, Vera Hirata, confirma que o setor vive em situação de escassez permanente, pois as pessoas ainda não têm a cultura da doação.

Cada doador pode salvar a vida de até quatro pessoas já que o sangue é separado em hemocomponentes e cada um deles atende tipos diferentes de doenças. O concentrado de hemácias é mais usado em cirurgias cardíacas, o plasma para o tratamento com queimados, as plaquetas para pacientes com leucemia e o crio-precipitado para hemofílicos.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 60 anos, ter 50 quilos ou mais. Mulheres grávidas e que amamentam não podem. O doador precisa estar em boas condições de saúde e não ter comportamento de risco para contrair doenças sexualmente transmissíveis. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV. De segunda a sexta-feira atende das 7h30 às 19h e aos sábados das 8h às 18h. Informações: (41) 262-7676.

Voltar ao topo