Cuidar do corpo também é cuidar dos pés

Os pés merecem atenção especial e devem ser tratados com muito carinho. A preocupação com eles vem desde a Antiguidade, como comprovam as múmias encontradas nos túmulos egípcios. Quase sempre os pés eram mantidos sem qualquer tipo de calosidade ou rachaduras.

No verão, esses cuidados devem aumentar ainda mais. Depois de passar o ano abafados dentro dos sapatos é natural que eles também mereçam um descanso. Para os podólogos, profissionais especializados nos tratamentos dos pés, os brasileiros até que gostam de se cuidar, só não o fazem da maneira correta. Eles orientam para que, pelo menos duas vezes ao ano, a pessoa passe por uma avaliação profissional. Uma sessão pode transformar dor e incômodo em alívio e conforto.

 O problema mais comum nos pés são as unhas encravadas. Nesse caso, a unha cresce e enterra-se nos cantos dos dedos. Um dos maiores responsáveis pelo encravamento das unhas são os sapatos apertados e o corte errado. Por isso, é importante escolher calçados confortáveis, largos e altos na parte de cima dos pés.

Outro suplício para os pés são os calos. Eles aparecem na planta do pé, próximo aos dedos, no calcanhar ou nas laterais dos dedos. Já as rachaduras dos pés, também chamadas de fissuras, podem acontecer principalmente com o hábito de usar chinelos e sandálias. Para que isso não aconteça, o ideal é mantê-los hidratados usando cremes específicos, além de evitar o uso freqüente de calçados abertos.

Voltar ao topo