Congresso mundial discutirá saúde bucal em Londrina

A necessidade de ampliação dos serviços de odontologia na saúde pública será o principal tema do 3º Congresso Mundial de Odontologia que se realiza em Londrina de 23 a 26 de julho, no Colégio Marista. O evento tem caráter multidisciplinar e engloba as terceiras edições do Internacional de Odontologia de Londrina e do Mundial de Experiências da Odontologia na Saúde Pública, além da 8ª Jornada Odontológica de Londrina, realizada por estudantes. O congresso cede espaço também para outras áreas voltadas à saúde bucal com a realização do 3º Encontro de Protéticos e Técnicos em Higiene Dentária (THDs) do Norte do Paraná, e as segundas edições do Encontro Sul Brasileiro de Fonoaudiologia e do Fórum Londrinense de Fisioterapia.

Realizado pela Associação Odontológica do Norte do Paraná (AONP), com participação das universidades Estadual de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (Unopar) e prefeitura, através da secretaria da Saúde de Londrina, o congresso mundial é dirigido a profissionais, técnicos e estudantes de odontologia, além de fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Pela grade de cursos, áreas contempladas e os mais de quatro mil participantes na edição passada (julho de 2001), é considerado um dos maiores do país, comparando-se aos tradicionais eventos da área realizados nos grandes centros ? São Paulo e Rio de Janeiro, cujas promoções são de associações nacionais.

O presidente do 3º Congresso Mundial de Odontologia, professor Toshihiko Tan, explica que o segmento da saúde pública foi escolhido novamente pela organização dada a importância de ser debatido em profundidade tanto pelos profissionais como acadêmicos. Ele salienta que em geral os eventos científicos acabam dando maior ênfase às pesquisas e relatos de casos. “São poucos os congressos que abordam também a questão da saúde pública bucal, cujo preparo de novos profissionais para atuação nos cuidados de prevenção junto à comunidade são tão importantes quanto a reciclagem continuada oferecida às especialidades da área”, afirma. Segundo o professor, o encontro deverá propor soluções práticas para efetivar e ampliar o tratamento odontológico visando a grande maioria da população brasileira. Ele acredita que o momento é bastante oportuno para este debate, já que o presidente Luís Inácio Lula da Silva tem dado grande ênfase às políticas públicas que reduzam qualquer tipo de exclusão social.

Durante quatro dias, coordenam dezenas de conferências, cursos, painéis e seminários, convidados internacionais e nacionais. Entre os destaques da programação nas três áreas, estão o curso o curso de ortodontia corretiva, ministrado pelo professor americano James Vaden; o simpósio sobre a quantidade de flúor utilizada nas águas de abastecimento; a mesa redonda com as experiências municipais de implantação da odontologia no Programa Saúde da Família; a paralisia facial, em abordagem da fonoaudiologia; e os problemas posturais causados por disfunções mandibulares, avaliados pela fisioterapia.

Serviço: As inscrições continuam abertas na Associação Odontológica do Norte do Paraná, através do site oficial do congresso ? www.aonp.org.br ? ou pelo telefone 0800 400 4500. Pela diversidade da grade de programação e das categorias profissionais, o valor da inscrição é diferenciado por áreas. Outras informações também através dos e-mails: aonp@sercomtel.com.br e staff.degrau@sercomtel.com.br.

Voltar ao topo