Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira tem início em Curitiba

Começa neste sábado, em Curitiba, o XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, evento bianual que vem se firmando como o principal fórum nacional de discussão sobre saúde ocular. Entre os destaques do primeiro dia de congresso está um simpósio sobre promoção da saúde ocular, que irá discutir a participação dos oftalmologistas brasileiros em campanhas de saúde pública. No domingo, estão programados, entre outros, cursos sobre como orientar os pacientes a proteger-se dos efeitos nocivos da radiação solar sobre os olhos, além de cursos sobre a prevenção do trauma ocular e sobre a prevenção e reabilitação da baixa visão na infância. No domingo, às 20 horas na Ópera de Arame, acontece ainda a cerimônia de abertura oficial do evento, com a presença de autoridades na área de saúde.

Reunindo especialistas brasileiros e contando com a participação de cientistas de oito países estrangeiros, entre os quais Canadá, Israel e EUA, o Congresso tem como principais objetivos expor e discutir trabalhos voltados à prevenção da cegueira em execução no Brasil e no mundo, bem como propor ações neste sentido ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Durante os quatro dias de Congresso, que se estende até 3 de setembro, presidido pela Dra. Saly Moreira, oftalmologista de Curitiba, cerca de 3 mil médicos de todo o Brasil estarão reunidos.

Na busca por aproximar a classe médica da comunidade, o evento promove ainda um encontro pioneiro entre oftalmologistas e representantes de 15 ONGs envolvidas com a prevenção da cegueira, como o Instituto Hellen Keller, do Rio de Janeiro, a Fundação Altino Ventura, do Recife, o Instituto Paranaense dos Cegos, o Lions e o Rotary Club. “Sabemos que estas entidades desenvolvem um trabalho sério e queremos descobrir formas de auxiliá-las”, afirma o presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) e secretário do Congresso, Dr. Hamilton Moreira.

Durante o evento, além de programas de combate à cegueira na infância e na terceira idade, estarão sendo apresentadas as últimas novidades médicas e tecnológicas da área. De próteses intra-oculares que poderão reduzir as filas para transplante de córnea a novos tipos de lentes de contato, que reúnem as vantagens das rígidas às gelatinosas, e à mais recente tecnologia disponível para a realização de cirurgias a laser, em um aparelho que utiliza tecnologia desenvolvida pela Nasa para garantir melhores resultados na correção de cirurgias de miopia e astigmatismo.

180 milhões de deficientes visuais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da cegueira mundial pode ser evitada. Isso porque resulta de condições que poderiam ser prevenidas ou de doenças que podem ser tratadas com sucesso. Segundo estimativas da própria OMS, hoje, 180 milhões de pessoas em todo o mundo são incapacitadas visualmente. Destas, entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas. Segundo a mesma fonte, a menos que ações de saúde pública decisivas sejam tomadas, estes números devem dobrar nos próximos 25 anos.

No Brasil, embora não existam estatísticas oficiais, o oftalmologista paulista Newton Kara José, articulador das maiores campanhas de saúde ocular do País, calcula que 0,5% da população seja cega. “De forma geral, a situação do Brasil em relação à prevenção da cegueira é razoável, mas nas camadas mais pobres muitas pessoas ainda perdem a visão por não procurarem tratamento devido à falta de informação”, analisa Kara José. Catarata, glaucoma, diabetes e degeneração da mácula associada à idade são as principais causas de perda total da visão no País.

Para o presidente da APO, o maior desafio da oftamologia brasileira reside justamente nas barreiras sociais. “Os altos custos da atualização científica tendem a afastar o paciente comum das tecnologias de ponta, criando dois países em um só. Uma população que tem acesso a uma medicina de ponta e outra que não tem acesso a qualquer tipo de atendimento médico”, acredita. Segundo o Dr. Moreira, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia vem trabalhando para reverter este quadro. “Conseguimos avanços como oferecer a cirurgia de catarata pela técnica de facoemulsificação (sem pontos, com recuperação mais rápida e mais segura) pelo SUS, Sistema Único de Saúde, mas um longo caminho ainda precisa ser trilhado”.

Programação científica / Destaques

(obs: a programação completa está disponível no site www.cbo2002.com.br)

SÁBADO, 31 DE AGOSTO

Grande Auditório

9h30 ? 11h30: Simpósio Avanços em Cirurgias de Catarata e Implantes intra-oculares

Destaque: Perspectivas em lentes intra-oculares acomodativas

Dr. Rubens Belfort Jr. (SP)

11h30 ? 13h: Simpósio Promoção da Saúde Ocular

Destaques: projetos de saúde pública, como o Projeto Olho no Olho e o Projeto Catarata

Auditório 1

13h ? 17h: Simpósio da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea _ SOBLEC

Destaques:

1) Lentes de contato, Anel de Ferrara e transplante de córnea para ceratocone

Dra. Cinara Sakuma de Oliveira (PR)

2) Lentes híbridas

Dr. Orestes Miraglia (MG)

Auditório 10

13h ? 17h: Simpósio da Sociedade Brasileira de Laser e Cirurgia em Oftalmologia

Destaque: Telemedicina Hoje — A Internet e a transmissão de imagens e sons ao vivo

Dr. Roberto Roizenblatt (SP)

Auditório 11

9h30 ? 11h30: Simpósio Atualizações em cirurgia refrativa

Destaque: Anel intra-corneano

Dr. Paulo Ferrara de Almeida Cunha (MG) ? OBS: inventor do Anel de Ferrara

DOMINGO, 01 DE SETEMBRO

Grande Auditório

15h30 — 17h30: Simpósio Campanha Olho no Olho

Destaque: Resultados da Campanha no estado do Paraná

Dra. Heloísa Helena Russ (PR)

Auditório 1

8h –10h: Simpósio Lentes de Contato

Destaque: Lentes híbridas: o futuro das lentes rígidas

Dr. Orestes Miraglia Júnior (MG)

15h30 ? 17h30: Simpósio Tratamento Cirúrgico do Glaucoma

Destaque: Lasers for Glaucoma

Dr. Joel Schuman (EUA) ? OBS: chefe da equipe responsável pelo desenvolvimento do “olho biônico”

Auditório 5

8h ? 10h : Curso Influência da Radiação Solar nos Olhos

“Como orientar o paciente a proteger-se dos raios nocivos”

Auditório 9

13h30 ? 15h30: Curso Importância Sócio-econômica e Prevenção do Trauma Ocular

Destaques:

1) Prevenção do trauma ocular: doméstico, recreativo e no trânsito

Dra. Claudia Assis Lima (SP)

2) Prevenção do trauma ocular no trabalho

Dr. Gilberto dos Passos (RJ)

15h30 ? 17h30: Curso Baixa Visão na Infância ? Prevenção das Principais Causas e Habilitação Visual

Auditório 10

8h ? 10h: Simpósio Perspectivas na Reconstrução da Superfície Ocular

Destaque: Córnea artificial: onde estamos e para onde vamos

Dr. Joaquem Neto Murta (Portugal)

SEGUNDA, 02 DE SETEMBRO

Auditório 14

8h ? 10h: Curso Planejamento de Campanhas

Destaque:

Panorama da Prevenção da Cegueira no Brasil

Dr. Newton Kara José (SP)

TERÇA, 03 DE SETEMBRO

Auditório 10

8h ? 10h: Simpósio Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos (APABO)

Voltar ao topo