Chocolate sem exagero ajuda na circulação do sangue, diz nutricionista

O chocolate protege contra o envelhecimento precoce das artérias e, com isso, facilita a circulação do sangue e a prevenção de derrames. A afirmação é de Marli Kling, nutricionista do Hospital e Maternidade Neomater, em São Bernardo, ao alertar, porém, para o consumo exagerado do alimento, que estimula o aumento de peso e da taxa de colesterol, provocado pela quantidade de gordura na composição.

Estudos recentes sobre o cacau, matéria-prima do chocolate, revelam que o produto possui substâncias protetoras das artérias no caso de derrame. "Mas não devemos usar isso como desculpa para comer chocolate em exagero, porque este alimento, em excesso, pode acarretar intoxicação, diarréia e outros males para o organismo", adverte Marli Kling.

Segundo a nutricionista, o chocolate possui ainda substâncias como a cafeína, que aceleram o raciocínio da pessoa, e que estimulam a produção de serotonina, responsável pelo humor e sensação de bem-estar.

Marli divide os chocolates em dois grupos: bons e maus. Os bons são os fabricados com manteiga do cacau  pura e os maus são os produzidos a partir da gordura vegetal hidrogenada, nociva ao organismo. "No segundo caso, até o sabor do chocolate é alterado", diz ao lembrar que o consumidor deve ficar atento ao rótulo das embalagens, que identificam a composição do alimento, como a origem da gordura e a quantidade de nutrientes.

Voltar ao topo