Ceia farta, mas sem excessos

Os convites são tantos que é difícil planejar a agenda com muita antecedência. São confraternizações de amigos, happy hours, amigo secreto, festas nas empresas, festas em família, ceia e almoço de natal, reveillon.

Ufa! A rotina de comer e beber é quase que uma regra em dezembro. Tudo é motivo de festa e comemoração, porém, se as pessoas exagerarem nas doses ou no consumo de alimentos calóricos, as festividades de dezembro tornam-se ainda mais “engordativas”, atentando contra a boa forma e a saúde.

Também não precisa ficar se lamentando nem recusar nenhum convite, principalmente das pessoas que fazem parte do seu convívio. De acordo com a nutricionista Ângela Pereira Vieira, dá para participar de todas as festas, curtir a companhia das pessoas queridas, da família e, até, fazer novas amizades e “engatar” romances, sem prejudicar a saúde. Com um pouco de planejamento e consciência nutricional é possível participar de todos os eventos e manter-se longe do sobrepeso.

As ceias de Natal e Ano Novo envolvem muitas tradições familiares e são consideradas o ponto alto das festas para a maioria do mundo cristão.

É hora de receber família e amigos, contabilizar as realizações e planejar novas metas. É hora de preparar a mesa com todo o cuidado que a data merece.

Por isso, o preparo das receitas merece uma atenção especial, principalmente para que a refeição seja saborosa, nutritiva e que não cause danos à saúde. As pessoas devem ter em mente que elas não vão passar o período de festas somente comendo.

“Pode-se saborear uma ceia de maneira saudável, escolhendo os pratos de que mais se gosta, até mesmo aumentando um pouco a quantidade de cada um deles”, ensina a nutricionista Gabrielle Macedo.

Ceia tropical

A ceia brasileira incorporou várias receitas locais, aliadas aos diferentes povos que ajudaram na sua formação. O brasileiro transformou sua ceia em algo mais tropical, devido à enorme variedade de frutas e vegetais encontradas no País tornando os pratos mais leves e desintoxicantes.

“Podemos criar drinks e coquetéis utilizando as nossas riquezas naturais, sem bebidas alcoólicas extremamente calóricas como uísque e rum”, reconhece a nutricionista.

Consumir nozes, avelãs e castanha de caju, em quantidades moderadas, também é uma boa pedida. “Os alimentos encontrados nas ceias de Natal e Ano Novo possuem todos os nutrientes e princípios essenciais para uma boa alimentação”, comenta a nutricionista.

Assim, podemos ingerir proteínas (chester, peru, lombinho), além de alimentos reguladores, como frutas, verduras e leguminosas, tal como a lentilha, que geralmente enfeitam os pratos.

“As gorduras das nozes, castanhas e avelãs, assim como a própria gordura da carne e os carboidratos presentes principalmente no arroz, massas e nos açúcares das frutas e sobremesas, também são importantes”, aconselha Gabrielle.

Alimentação planejada

Lembrando que neste período do ano, muitas pessoas estão preocupadas em manter a forma, a nutricionista dá uma dica para quem quer comer bem sem correr o risco de ganhar os indesejáveis quilinhos: lembre-se de saborear a comida, com tranqüilidade, pois a ceia de Natal é um momento de confraternização de familiares e amigos. Também não esqueça de aproveitar a semana entre as festas para se exercitar um pouco mais, começando por caminhadas.

Para aqueles que pensam em abusar dos alimentos calóricos na ceia de Natal e depois recorrer aos tratamentos de choque e “mágicos”, o conselho é desistir da idéia.

Todos os estudos científicos comprovam que tratamentos de choque, privação do prazer de comer, dietas milagrosas, shakes e outras infinidades de opções de emagrecimento não resolvem. Ao contrário, podem levar ao efeito “sanfona”, ainda mais prejudicial à saúde, ao controle do sobrepeso e a manutenç&,atilde;o da saúde.

O segredo parece ser óbvio: alimentação equilibrada e balanceada, planejada ao perfil individual, de acordo com o sexo, altura, idade, atividade física, preferências alimentares e estilo de vida.

A nutricionista lembra que o tipo de alimentação deve ser sempre individualizado, atendendo as principais características do perfil de cada um.

Dicas para uma ceia saudável

Mudar alguns hábitos e substituir alguns alimentos por outros é uma tarefa que deve ser incentivada. Os alimentos tradicionais podem ser substituídos para que tenha opções saudáveis na ceia de Natal, sem deixar pra trás o sabor.

* Quem está controlando o peso precisa alimentar-se com moderação nos dias que antecedem a festa de fim de ano e, também, evitar os alimentos mais calóricos durante a ceia

* Para o organismo se reequilibrar mais rapidamente, uma boa opção é investir em saladas, frutas frescas, legumes, cereais integrais, carnes brancas e muita água.

* Faça cinco refeições durante o dia, se você ficar muito tempo sem comer acabará ingerindo uma quantidade grande de alimentos na ceia.

* Na ceia, primeiro sirva-se de saladas e vá escolhendo o que comer em seguida, não deixando para escolher na hora (a tendência é querer experimentar de tudo)

* Consuma saladas variadas, com ingredientes diversos, sempre com vegetais de folha, legumes ou frutas

* Uma boa dica é aproveitar as frutas tropicais, como a manga e o abacaxi, seja nas receitas ou na decoração

* Faça uma ceia de Natal à brasileira: muitas frutas da estação e saladas para acompanhar os pratos tradicionais

* Prefira as carnes magras, como peru e peixe assado.

* Se não puder evitar o consumo de carnes vermelhas, faça preparações assadas ou grelhadas

* Na sobremesa prefira doces à base de frutas: sorvetes, doces em compotas

* Existe um grande variedade de produtos na versão light, ideais para comer com a família na tradicional ceia

* A comida é um elemento agregador, então não cabe evitá-la ou sofrer passando vontade, no entanto, o importante é não transformar a ceia no motivo principal da comemoração.

A tradição pelo mundo

Mudar alguns hábitos e substituir alguns alimentos por outros é uma tarefa que deve ser incentivada. Os alimentos tradicionais podem ser substituídos para que tenha opções saudáveis na ceia de Natal, sem deixar pra trás o sabor.

* Na França, um dos pratos principais é o ganso e bolinhos de trigo-sarraceno. Peru com castanhas e um bolo (buche de Natal).
* Na Alemanha, os pratos são feitos à base de carne de porco, salada de macarrão e lingüiça branca. Come-se muito. A véspera de Natal é conhecida por “estomago grande”
* Na Itália, a tradição recomenda peixe (principalmente, enguias), lingüiça de porco e peru recheado com castanhas. Panetones, torrones e pães de gengibre também fazem parte da tradição.
* Na Rússia, é incluído na ceia um mingau chamado “kutya”, feito de grãos de trigo e outros ingredientes que simbolizam esperança e longevidade. Mel e sementes de papoula.
* No Oriente, japoneses e chineses se concentram mais na comemoração do Ano Novo. Na mesa, sopa de feijão com massa de arroz amassado, legumes e peixes crus.
* Na Espanha, o peru com trufas (pavo trufado) é tradicional. Para sobremesa, torrones.
* No México, as pessoas comemoram com peru, frango, tamales, chá de frutas e muitos doces. As crianças tentam quebrar a pinhata para conseguir os doces, frutas e brinquedos.
* Nos Estados Unidos, algumas refeições incluem rosbife e popovers (bolinhos assados), peru, purê de batatas, molho de cranberries. Bolachas e tortas são degustadas como sobremesas.

Voltar ao topo