Câncer de intestino faz cada vez mais vítimas no Brasil

Até o final deste ano, 20 mil brasileiros descubrirão que têm câncer no intestino. Em São Paulo, onde a incidência da doença é a maior do país, o chamado câncer colorretal crescerá 20% este ano. O índice traz com ele um traço preocupante: é que as pessoas só ficam sabendo da doença quando ela já está em estágio avançado.

Uma das características desse tipo de câncer é que ele é típico de regiões mais desenvolvidas: enquanto no Sudeste a incidência é de cerca de 19 casos para cada grupo de 100 mil pessoas, no Norte a média é de 2,4 casos e no Nordeste de 3,6.

?Além da mudança de hábitos de vida da população, fatores como o aumento da expectativa de vida, a industrialização e urbanização também estão relacionados com o desenvolvimento do câncer?, avisa a Dra. Angelita Habr-Gama, professora titular da Faculdade de Medicina da USP, especialista em coloproctologia do Hospital das Clínicas e a maior autoridade da área no país.

A médica é uma das organizadoras do Gastrão 2003 ? maior encontro da América Latina de especialistas no aparelho digestivo, que vai debater esse assunto em São Paulo na primeira semana de julho.

Por se tratarem de manifestações comuns ? ressalta a Dra. Angelita ? os sintomas não são rapidamente associados ao diagnóstico do tumor, como a presença de sangue nas fezes, diarréia, alteração do ritmo intestinal, constipação intestinal, dor na região do abdômen, emagrecimento repentino, fraqueza e anemia.

Como acontece com a maior parte das doenças, quando detectado em seu estágio inicial, o câncer colorretal possui grandes possibilidades de cura. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame proctológico que inclui o toque retal e a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Nos indivíduos com antecedentes da doença na família, os exames preventivos devem começar aos 40 anos. ?As pessoas fogem do exame de toque retal, mas antes isso que uma doença tão grave como o câncer?, diz a Dra. Angelita.

?Além dos exames de rotina, o câncer colorretal pode ser evitado com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e potássio; redução de gorduras animais, corantes, alimentos defumados e bebidas alcoólicas; não fumar e praticar exercícios físicos são as melhores armas contra qualquer tipo de câncer?, ensina a especialista.

Voltar ao topo