Cães ajudam crianças a emagrecer

A companhia de cães está ajudando crianças obesas a perder peso. Desde maio, a Clínica de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) está utilizando os animais no tratamento. Em dois meses os resultados já se mostram animadores. Até o momento as crianças emagreciam até 2% do seu peso. Na última verificação, porém, foi constatada baixa entre 5% e 9%.

A clínica de nutrição atende crianças com obesidade grave, boa parte delas tem até o dobro do peso ideal para a altura. Para ajudar nesse tratamento, a diretora do projeto Dietas & Travessuras, Mônica de Caldas Rosa dos Anjos, resolveu colocar as crianças em contato com os cães.

Ela explica que os animais estão ajudando a melhorar a auto-estima dos pequenos. Por serem obesos, sofrem com a rejeição dos amigos e algumas vezes da própria família. ?Os cães criam vínculo com facilidade com qualquer pessoa, independente da aparência?, observa Mônica.

Outro bom resultado da parceria é a aceitação ao tratamento: houve redução de faltas e quando as crianças chegam à clínica estão sempre motivadas. ?Não chegam mais cabisbaixas. Chegam sorrindo e perguntando pelos bichos?, revela, destacando que os cães interagem em diversas atividades. ?A presença dos cães ajuda a aumentar a concentração e as crianças ficam mais tranqüilas?, explica.

A atividade com os animais começou em maio e só no fim do ano é que Mônica poderá falar com certeza sobre os resultados. Mas, até agora, já se mostraram animadores. No máximo, em dois meses, as crianças conseguiam perder até 2% do seu peso, mas algumas já chegaram a 9%. Além disso, também está sendo observado um outro grupo de crianças que não interage com os animais. Eles não conseguiram passar dos 2%.

Na clínica, as crianças não ganham cardápios para seguirem à risca, mas passam por um processo de educação alimentar e de mudança de hábitos de vida, que inclui a participação da família. A maioria dos pequenos partilha o mesmo perfil: passa boa parte do dia em frente à televisão e não levanta nem para pegar água, já que é servida pelos pais, além de consumir muitos alimentos calóricos e pouca fruta e verdura.

Mônica explica que a obesidade infantil e em adolescentes deve ser tratada. Como nos adultos, apresentam uma série de doenças, como as cardiopatias. Além disso, as meninas podem menstruar mais cedo e ter seu crescimento afetado, além de uma série de problemas psicológicos.

Os animais que participam do projeto são do Instituto Cão Amigo e Companhia, fundado em 2003, pela psicóloga Manuella Balliana Maciel. Além de ajudar no tratamento contra a obesidade, os cães também visitam asilos, casas lares e escolas para crianças com necessidades especiais.

Serviço – Quem quiser entrar em contato com a clínica de nutrição pode ligar para (41) 3331-7863 ou obter mais informações sobre o instituto no site www.caoamigo.org.br.

Voltar ao topo