Alimentação saudável é tema de campanha para jovens

Especialistas afirmam que ter uma alimentação saudável na adolescência é extremamente importante, pois é nessa fase da vida que se adquire 50% do peso adulto e por volta de 20 a 25% da estatura definitiva. A campanha “Curtir a Vida na Dose Certa” está abordando o assunto neste mês. Patrocinada pela Libbs Farmacêutica, a iniciativa tem abrangência nacional e pretende atingir as adolescentes por meio do seu médico ginecologista. Serão distribuídos informativos em consultórios de mais de 25 mil médicos, até fevereiro de 2004, sobre outros temas além da alimentação, como exercícios, uso de drogas e contracepção.

De um modo geral, os adolescentes costumam ter hábitos alimentares irregulares, muitas vezes omitindo refeições ou mesmo substituindo as refeições principais por lanches, além de freqüentemente abusarem no consumo de guloseimas. O Dr. Achilles Machado Cruz, médico ginecologista e obstetra, cirurgião do Hospital Alvorada, alerta: “esse comportamento pode acarretar deficiências nutricionais, que podem levar à baixa estatura, osteoporose e atraso na maturação sexual”. O médico explica que “por isso, é essencial procurar fazer refeições balanceadas todos os dias”.

Ter uma alimentação saudável, porém, não deve ser encarado como um “bicho de sete cabeças”. Comer frutas e hortaliças também pode ser algo prazeroso. Segundo o Dr. Achilles, “é necessário estabelecer uma relação de equilíbrio entre a energia ingerida e a atividade física, a fim de diminuir a possibilidade de obesidade ou desnutrição. Além disso, deve-se comer com moderação e, de preferência distribuir os alimentos em várias refeições ao dia e sempre em pequenas porções”.

Os folhetos também orientam as jovens em relação à contracepção. O Dr. Achilles afirma que “a pílula, se utilizada corretamente, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existem”. Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pílula pode ser administrada a partir da primeira menstruação. O médico explica que “ela evita a gravidez precoce, que em grande parte ocorre nos primeiros dois anos após a primeira menstruação. E hoje em dia as adolescentes têm à disposição opções de métodos anticoncepcionais mais adequados a seu perfil, como a pílula de ultra-baixa dose que oferece mínimos efeitos colaterais, evitando a gravidez com mais conforto e segurança”.

Mais informações sobre cuidados com o corpo e contracepção, podem ser encontradas no site Saber Mulher (www.sabermulher.com.br).

Veja abaixo algumas dicas de como se ter uma alimentação saudável:

Equilíbrio

A alimentação deve ser balanceada dos diferentes tipos de alimentos, para que aquilo que é consumido diariamente forneça na proporção correta os nutrientes necessários ao seu perfeito desenvolvimento.

Moderação

Não existem alimentos bons ou ruins, tudo depende da quantidade e da freqüência com que são consumidos. Recomenda-se que os alimentos com alto teor de açúcar e gordura sejam consumidos em menor quantidade e poucas vezes por semana. Os alimentos necessários devem ser distribuídos em várias refeições e sempre em pequenas porções.

Variedade

Para garantir o adequado funcionamento e desenvolvimento do organismo, sem carências ou excessos alimentares, é necessário consumir diariamente os diferentes tipos de alimentos, com representantes de todos os grupos alimentares (grupo 1: cereais, pães e massas; grupo 2: verduras e legumes; grupo 3: leite e derivados, carnes e ovos; grupo 4: doces e gorduras). Uma refeição sempre igual pode causar uma monotonia alimentar, o que pode gerar falta de apetite, ou que você busque saciar seu apetite com petiscos pouco saudáveis.

Voltar ao topo