Alimentação e saúde

A alimentação é um elemento fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas durante toda a vida. Uma nutrição adequada garante a saúde desde a idade intra-uterina, podendo interferir no desenvolvimento do bebê, tanto físico quanto mental. A gestante precisa de uma dieta rica em nutrientes, para garantir uma gestação saudável. Durante o processo de crescimento, a alimentação determinará como será a saúde do indivíduo.

A dieta restrita em proteínas, desnutrição, obesidade e carências de vitaminas e minerais podem desencadear danos irreversíveis para o indivíduo: osteoporose, anemia, deficiência no crescimento e na capacidade intelectual.

Na fase da adolescência, as mudanças no organismo interferem no peso e, muitas vezes, a rejeição ao próprio corpo faz com que muitos jovens façam dietas restritas e prejudiquem a saúde. É também a fase onde há uma freqüência maior de anemia e bulimia, que podem levar até à morte.

Na fase adulta, uma alimentação adequada previne doenças degenerativas, ajuda a determinar como e com que rapidez o indivíduo vai envelhecer e determinar a resistência à doenças e infecções, isso porque uma nutrição balanceada e natural é capaz de fortalecer o sistema imunológico, deixando todas as doenças bem longe de nós.

Depois, vem a terceira idade. E, geralmente, quem se alimentou de maneira adequada durante toda a vida, apresenta-se muito mais saudável. Nessa fase é essencial uma dieta adequada, pois naturalmente os idosos apresentam distúrbios desabsortivos, prisão-de-ventre, dificuldades para mastigar e engolir. Assim, a nutrição adequada garantirá saúde e bem-estar, garantindo um envelhecimento com muito mais vitalidade.

Pense em como está a sua alimentação. Você tem dado atenção à ela? Saiba que da mesma maneira que ela pode te beneficiar, também pode te prejudicar. Hoje, sabe-se que a alimentação está diretamente relacionada com o câncer, obesidade e complicações. E que, adquirindo hábitos alimentares saudáveis, estamos prevenindo doenças e prolongando a nossa vida. A escolha dos alimentos, o horário das refeições, a maneira de preparo, a conservação e a higiene na manipulação também são muito importantes.

Amélia Gomes

é nutricionista (
améliavijaia@bol.com.br).

Voltar ao topo