18 milhões de brasileiros são asmáticos

O início precoce do uso da terapia combinada – fluticasona e salmeterol – pode evitar o agravamento da doença, segundo especialistas. Estudos mostram que, além do benefício citado acima, o tratamento precoce ainda evita o uso da medicação em alta dosagem, reduzindo assim os riscos de efeitos colaterais. A iniciação precoce da terapia combinada e os benefícios dessa medicação serão tema principal do 30º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, nesta segunda-feira, dia 17, em Santa Catarina.

“O uso precoce da terapia combinada é a melhor maneira de se tratar a asma, pois evita o agravamento da doença e consequentemente, o uso de corticóide em alta dose, além do aumento dos efeitos colaterais’, analisa a chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínica de São Paulo, Cristina Miuki Jacob. O número dos casos de asma vem aumentando significativamente, principalmente em crianças. Segundo a palestrante do Congresso, cerca de 20% das crianças são asmáticas no Brasil.

A asma é uma doença crônica que deve ser controlada para que o paciente viva tranqüilamente. Atualmente, atinge 18 milhões de brasileiros. Todo ano, duas mil pessoas morrem e 400 mil são internadas com problemas decorrentes da doença. Número que poderia ser drasticamente reduzido se fosse feito o diagnóstico precoce do problema e se o tratamento fosse contínuo e acompanhado.

A ausência de crises não é sinônimo de cura e não deve ser motivo para abandonar o tratamento. As ações emergencias, onde somente as crises são tratadas, são as maiores causas de complicações respiratórias, geradas pelo agravamento da doença. A descontinuidade do tratamento da asma é um dos grandes obstáculos enfrentados pela classe médica. Cerca de 75% dos pacientes não seguem o tratamento ao final de um ano, enquanto que 56% não fazem tratamento profilático, o que evitaria as complicações da doença, como as crises.

Para a maioria dos especialistas, Seretide é o mais indicado medicamento para o tratamento da asma. Pois reúne, em único inalador, o broncodilatador de ação prolongada – salmeterol – e o propionato de fluticasona, um anti-inflamatório que age no controle da inflamação brônquica, mecanismo principal da perpetuação dos sintomas da asma.

Trata-se do primeiro medicamento que age ao mesmo tempo como broncodilatador e anti-inflamatório.

Os interessados em saber mais sobre a asma e outras doenças respiratórias podem acessar o

www.respirando.com.br

30º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia Simpósio: Tomada de Decisão no Manejo da Asma
Data: 17 de novembro
Hora: 12h
Local: Costa do Santinho Resort (Estrada Ver. Onildo Lemos nº: 2505, Praia do Santinho – Florianópolis).

Voltar ao topo