Viva o Verão nas águas do Lago de Itaipu

v21.jpg

Além da beleza natural, as praias são grandes atrativos regionais devido à água de boa qualidade.

A temporada de verão na Costa Oeste ganhou um atrativo a mais com o início da programação do projeto "Viva o Verão no Lago de Itaipu", uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Paraná Esportes, e a Itaipu Binacional para incrementar o turismo na região, que cresce a cada ano. A programação prevê uma série de atividades recreativas e de incentivo ao esporte. O primeiro destino turístico do "Viva o Verão no Lago de Itaipu" foi Santa Terezinha de Itaipu, no final de semana passado. Este fim de semana é a vez de São Miguel do Iguaçu e, nos próximos, Itaipulândia (dias 22 e 23), Entre Rios do Oeste (29 e 30 de janeiro) e Santa Helena (5 e 6 de fevereiro).

Para divulgar o evento, uma caravana itinerante percorrerá os municípios que fazem parte da programação do projeto. Um grupo de vinte monitores se revezará no trabalho para incentivar a população local a participar das atividades, tanto nos terminais turísticos como também dentro da cidade. Uma equipe ficará responsável pela avaliação física dos participantes e outra pela parte recreativa, que inclui torneios de vôlei de areia, esportes náuticos, caminhada, ginástica aeróbica e muita diversão. As atividades começam pela manhã e só terminam à noite.

Praias artificiais

Com 1.350 quilômetros quadrados de extensão, o Lago de Itaipu é o sétimo do Brasil em tamanho, abrangendo dezesseis municípios. Os terminais turísticos, balneários e praias localizados em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Entre Rios e Guaíra tornaram-se uma das grandes atrações turísticas da região, não só pelas belezas naturais, como também pela qualidade da água, que chega a ser superior à de muitas praias do litoral paranaense, segundo análises feitas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em cinqüenta pontos de coleta ao longo da margem brasileira.

As praias artificiais têm infra-estrutura completa para receber turistas de todas as partes do mundo. Muitos brasileiros, paraguaios e argentinos já descobriram esse paraíso. São locais ideais para quem procura tranqüilidade, longe da agitação dos grandes centros. Além disso, a hospedagem é variada e econômica na região.

Voltar ao topo