Vire fã de Foz do Iguaçu nos Estados Unidos

Foz do Iguaçu é um dos destinos prediletos dos turistas norte-americanos, por isso, é um dos que estão sendo divulgados em uma ação ofensiva de promoção turística da Embratur nos Estados Unidos.

As peças publicitárias que mostram alguns dos destinos brasileiros estão estampadas em ônibus, painéis em aeroportos, metrô, paradas de ônibus e outdoors em Nova York, Miami e Los Angeles.

A campanha engloba também a mídia impressa de alcance nacional, como revistas de viagens e interesse geral e a CNN, que veicula inserções até o final de agosto.

Além de Foz, estrelam esta campanha destinos como Praia do Rosa (SC), Lagoinha (CE), São Miguel (AL), Serra da Capivara (PI), Lençóis (MA), Pantanal (MT), Ouro Preto (MG), Porto de Galinhas e Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Amazônia (AM).

O objetivo é atrair cada vez mais o público norte-americano, um dos que mais viajam em todo o mundo e que tem um alto gasto médio diário (US$ 138,8 per capita, segundo o estuda da Demanda Turística Internacional 2006).

Com um investimento total de R$ 3,48 milhões, a campanha se estende até o final de agosto. Em setembro, a Embratur lança nova campanha, de alcance mundial.

Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, com o novo acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que deverá ampliar em quase 50% o número de vôos entre os dois países, o fluxo de norte-americanos pode ganhar fôlego. “A campanha publicitária permite grande exposição do Brasil, em um momento em que a acessibilidade melhora bastante, com os novos vôos”, diz.

Público afro

Pela primeira vez, o público afrodescendente norte-americano é alvo de uma ofensiva dirigida do Brasil. Bahia, junto com o Rio de Janeiro, são os destinos destacados, por despertar maior atração para o segmento.

As peças já estão sendo veiculadas desde a semana passada na mídia com programação voltada para esse público, como a revista Giant e a rede TV One, com alcance nacional.

“Nosso objetivo é atrair os turistas afro-americanos, que são, nos Estados Unidos, um segmento organizado e com alto poder de consumo”, afirma Jeanine Pires. Segundo pesquisa realizada pelo Census and National Center for Educational Statistic em 2004, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto o seu poder de consumo aumentou 222% – dados que foram acompanhados por uma significativa evolução da escolaridade e ocupação de cargos de gerência.

Mercado

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil (atrás apenas da Argentina). No ano passado, o País recebeu quase 700 mil turistas americanos.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional (2006), 34,3% deles visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções; 34,8% vieram encontrar familiares e amigos e 26,7% vieram a lazer.

Levantamento realizado pela Embratur mostra que os destinos mais procurados pelos turistas norte-americanos são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu e Manaus. A Embratur possui dois Escritórios Brasileiros de Turismo nos Estados Unidos: um em Nova York e outro em Los Angeles.