Turistas verão uma Frankfurt verde-e-amarela

A seleção brasileira escolheu a cidade de Frankfurt para se hospedar durante esta Copa do Mundo. A metrópole, às margens do Rio Meno, é considerada a Cidade dos Contrastes, pois é um centro de comércio e cultura, que abriga o tradicional e o moderno, a agitação e a tranqüilidade em um mesmo local. Logo ao chegar a Frankfurt de avião o turista sentirá a importância dela como uma ?cidade do mundo? – o seu aeroporto é o principal portão de entrada do país e o segundo maior de toda a Europa. É um hub que recebe cinquenta milhões de passageiros e que conecta a Alemanha e a Europa com o mundo inteiro.

A imponência da cidade de cerca de 660 mil habitantes é vista também pelos enormes arranha-céus do seu centro financeiro. Lá, estão localizados edifícios importantes, como, por exemplo, as sedes do Banco Federal Alemão e do Banco Central Europeu. O Banco do Comércio (Commerzbank) tem 299 metros e é o mais alto edifício comercial da Europa Continental.

Outra atração é o Edifício Main Tower, aberto ao público desde 2000. Ele abriga um restaurante no 53.º andar e um mirante no 55.º, a duzentos metros de altura.

Os arranha-céus do centro
financeiro, às margens
do Rio Meno.

Frankfurt oferece uma vasta programação cultural ainda no centro. A cidade tem quatorze museus às margens do Rio Meno. Os destaques são o Museu de Arte Moderna, o Museu Alemão de Arquitetura e o Museu para a Comunicação. Outro marco cultural de Frankfurt é a Ópera Antiga, reconstruída depois da Segunda Guerra Mundial no estilo da renascença italiana.

Passeio à tradição

Em contraste com a agitação do centro comercial de Frankfurt estão atrações mais tranqüilas como a tradicional Apfelwein-Kneipe – bar típico do vinho de maçã -ou ainda o local onde a seleção brasileira ficará hospedada: o Hotel Falkenstein, pertencente à Rede Kempinski e localizado no distrito de Konigstein, na região montanhosa de Falkenstein, a vinte quilômetros (trinta minutos) de Frankfurt. O empreendimento foi construído em 1909, pelo imperador alemão Wilhelm I, para ser uma casa de repouso para oficiais do Exército da Alemanha.

A cidade dá muita importância aos esportes. Além do futebol, o basquetebol, o futebol americano e o hóquei no gelo atraem milhares de espectadores todos os fins de semana à cidade.

O Novo Estádio do Bosque
foi construído especialmente
para o mundial.

Se a idéia é relaxar, há vários parques onde o turista pode caminhar ou simplesmente sentar-se para apreciar a natureza, com destaque para o Bosque da Cidade. Frankfurt oferece também variadas possibilidades para se fazer compras, como a gigantesca Rua Zeil, o próprio centro da cidade ou as tranqüilas ruas de compras em diferentes bairros. O turista não pode deixar de conhecer, por exemplo, a Rua Goethe, a rua comercial mais elegante da cidade, e a Rua Fressgass, onde se encontram as mercearias mais finas de Frankfurt.

Adquira o cartão turístico

FrankfurtCard é um cartão turístico válido para um dia, que custa 7,80 euros. O preço para dois dias é de aproximadamente 11,50 euros. Nele estão incluídas viagens gratuitas em todas as linhas de transporte da empresa RMV dentro da parte urbana de Frankfurt, inclusive o aeroporto.

Seleção brasileira vai ficar
hospedada no charmoso
Kempinski Hotels
Falkenstein, em Konigstein.

Com ele, se tem descontos nos ingressos de museus, jardins, zoológico, terraços do aeroporto, Torre de Henninger, na conta do Restaurantes Maredo, visita à cidade e passeio no barco da companhia KD. Mais informações: www.frankfurt-tourismus.de.

Arredores convidam ao turismo

Poucas são as grandes cidades alemãs que têm tantos atrativos a oferecer em seus arredores quanto Frankfurt. A cordilheira central compostas pelos montes do Taunus, Spessart e Vogelsberg fica na entrada da cidade e oferece grande leque de atividades. Para quem gosta de vinhos, é interessante uma visita a Rheingau e Bergstrasse. Além das capitais estatais de Mainz (Mogúncia, em português) e Wiesbaden, também as cidades de Offenbach, Hanau e Aschaffenburg têm uma grande oferta cultural.

O Vale Central do Reno, a pouco mais de sessenta quilômetros de Frankfurt, foi declarado pela Unesco um Patrimônio Mundial e, para muitos, é o símbolo de uma paisagem fluvial romântica. A região também é forte em termas como em Bad Homburg, Bad Nauheim, Bad Orb, Bad König, Königstein e Schlangenbad.

Voltar ao topo