São Paulo, um país em uma só cidade

Reuniões, eventos comerciais, corre-corre, trabalho. Essa é a imagem que a maioria das pessoas tem de São Paulo: a capital dos negócios. Não que ela não seja. Afinal, 25% de todos os eventos realizados no País estão concentrados nessa capital, no entanto, São Paulo é muito mais que isso. Fruto das principais passagens da história brasileira vivenciada por índios, negros, brancos e imigrantes de toda a sorte que por aqui desembarcaram, transformando a cidade numa referência mundial e cosmopolita, hoje ela guarda um mundo dentro de uma cidade e tem muito mais a oferecer, inclusive, no segmento de lazer.

Representa muitas raças, costumes, cores e sabores. Diversidade esta formada e consolidada em quase 500 anos de história e que teve início com o ciclo do café, época de prosperidade que atraiu novos moradores.

Passado presente

Marca ainda viva desse tempo é o Mercado Municipal, conhecido como Mercadão, sendo uma das últimas construções do século XIX que representa a riqueza do café. O local desfruta de um excelente momento, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Ali, o turista e o morador da cidade encontram barracas de frutas, queijos, vinhos, hortaliças, tudo da melhor qualidade. A parte superior do prédio histórico ganhou tradicionais restaurantes onde é impossível passar e não experimentar pelo menos um dos tantos petiscos que exalam diferentes aromas.

Ali próximo ao Mercado Municipal há duas referências de passeio em São Paulo, primeiro a Rua 25 de Março, considerada a mais movimentada rua comercial do Brasil. Um exagero de ofertas e produtos e de gente de várias partes do País. Da 25 de Março seguimos para a Catedral da Sé, considerada o símbolo mais imponente da cidade. A igreja foi construída  em1554 em estilo gótico com toques diferenciados, abrigando atualmente em seu interior 112 estátuas, 30 vitrais, reunindo trabalhos de artistas italianos, franceses e húngaros.

O Vale do Anhangabaú ajuda a compor um dos mais belos cartões-postais da cidade.

A viagem ao passado pode continuar se olhando ao redor, nos antigos prédios, mas o presente também chama a atenção do turista, principalmente, quando bate a fome. Pela gastronomia, pode-se ir a diversos estados brasileiros e até mesmo a outros países. São mais de 12,5 mil restaurantes entre refinadas opções internacionais e populares pratos regionais, até os mais inusitados como o churrasco grego das ruas do centro, o mais famoso pão de mortadela ou o pastel de bacalhau do Hocca Bar, no Mercado Municipal.

Mas unindo toda a reverência dos tempos áureos da boemia paulista, na esquina mais famosa do Brasil, só mesmo o Bar Brahma. Na São João com a Ipiranga, o bar traz quase cinqüenta anos de história. Recentemente renovado, ganhou novos ares sem perder a tradição com o projeto arquitetônico de Marcelo Black e Sérgio Pelegrini.

Cultura e arte: tudo acontece em São Paulo

São Paulo também é vista como um grande centro de cultura e arte. Um dos destaques nessa categoria é o Teatro Municipal. O próprio prédio já é um símbolo histórico pela sua arquitetura exuberante, mas o principal é o que acontece lá dentro. Este ano o espaço já recebeu o Festival Mozarteando, que consistiu em uma programação de concertos em homenagem aos 250 anos do nascimento de Mozart, além das muitas outras apresentações de óperas já consagradas e lançamentos nacionais. Juntamente com o Viaduto do Chá, o primeiro de São Paulo, inaugurado em 1892, e o Vale do Anhangabaú, formam um dos mais belos cartões-postais da cidade.

O Teatro Municipal é palco dos
mais importantes eventos.

No mundo das artes plásticas, o Museu de Arte Moderna (MAM) é a atração imperdível. Fruto da revolução artística que marcou o País na década 20, o espaço recebe importantes exposições como ?Volpi – A Música da Cor?, que trouxe neste ano 140 obras do artista, sendo 20 inéditas. O museu ainda tem localização privilegiada, no Ibirapuera.

Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, o parque é um conglomerado de arte e cultura. É lá que está situada a Oca que, além de sediar diversas exposições internacionais, como a do artista Pablo Picasso, é uma referência em arquitetura projetada pelo mito da área e pai de Brasília: Oscar Niemeyer. Também o responsável por todo o projeto arquitetônico do parque em parceria com Roberto Burle Marx, que cuidou da constituição paisagística.

O lugar ainda abriga o Pavilhão Cicillo Matarazzo Sobrinho, palco das famosas Bienais de Arte de São Paulo, que têm destaque no cenário internacional, e outras diversas feiras e exposições. Ainda no mundo das artes plásticas há o Usp/Mac, o maior museu de arte contemporânea da América Latina, e o Museu Afro Brasil, cujo objetivo é recuperar, preservar, valorizar e divulgar o universo histórico-cultural do negro brasileiro, além de ser um núcleo de exposição a seu aberto, com destaque para o Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, que impressiona os visitantes logo na entrada.

E, desde o final do ano passado, passou a disponibilizar o Espaço para Shows, reservado para apresentações de talentos ocultos da música brasileira.

Natureza quebra alguns estereótipos

Parque do Ibirapuera contraria a imagem de cidade-trabalho.

O Parque do Ibirapuera é um dos pontos que mais quebram os estereótipos de São Paulo. Para começar, o espaço integra opções variadas de entretenimento, contrariando a idéia fixa de ?cidade-trabalho?. É também uma verdadeira reserva da natureza com o toque especial do homem, prova de que na cidade cinza o verde também tem seu espaço. São cerca de 1,6 milhão de metros quadrados que abrigam mais de 120 espécies de aves, inclusive raridades como o tucano de bico verde, que vive nas matas, e a araponga, ameaçada de extinção, que podem ser admirados pelas pessoas que querem simplesmente fazer nada, a não ser relaxar sob a sombra das árvores e ao canto dos pássaros.

Os visitantes mais ativos, que não abrem mão da prática esportiva, podem aproveitar o ar fresco para fazer caminhadas nas pistas, jogar vôlei, basquete e futebol nas quadras esportivas ou andar de bicicleta ou patins, que podem ser alugados no próprio parque.

Mas se mesmo com todas essas opções de entretenimento o corpo pedir mais, São Paulo ainda oferece 280 salas de cinema, 120 teatros, 600 peças anuais, 71 museus, 41 festas populares e nove casas de espetáculos, e um destaque para quem gosta de fortes emoções: o maior parque temático da América Latina, o Hopi Hari.

Serviço

São Paulo tem uma grande gama de hotéis, desde os supereconômicos até os de categoria cinco estrelas. Uma das opções é o Bristol Multy QI Ibirapuera Hotel, na Avenida Ibijaú, 364, em Moema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5054-4422. Uma alternativa, mais afastada da cidade, é o Dobly International Hotel, na Rua José de Andrade, 63, em Guarulhos. Informações: (11) 6463-9000. A empresa Receptivo Brasil oferece passeios na cidade, com acompanhamento de guia de turismo, telefone (11) 3338-2500. Para obter mais informações sobre o Parque Temático Hopi Hari, basta ligar para 0300-789-5566 ou acessar www.hopihari.com.br. Consulte seu agente de viagens.

Voltar ao topo