Roteiro de charme no Litoral do Estado

Com o final da temporada e encerradas as festividades de Momo, os municípios do litoral do Paraná continuam a oferecer diversão e gastronomia aliados a um serviço de hospedagem diferenciado.

Para descer a Serra do Mar, os encantos são muitos, mas as pousadas de charme -que aliam belezas naturais, atendimento personalizado, infraestrutura e uma arquitetura de bom gosto, que respeita a sustentabilidade – atendem casais que buscam privacidade, famílias que não dispensam um final de semana com opções de lazer ou amigos que privilegiam a companhia.

Em Morretes, a Pousada Graciosa e a Estância Maktub, localizadas antes de chegar ao centrinho do município, são opções para quem não quer errar. Em ambas, o grande diferencial é oferecer ao hóspede a vista privilegiada do Pico Marumbi e a observação dos pássaros.

Tucanos do bico preto e pica-paus do topete vermelho são algumas das espécies que alegram o dia de quem se hospeda nessas pousadas. Na Graciosa, crianças e animais são bem-vindos em seus seis chalés.

Já na Pousada Maktub, os chalés oferecem total infraestrutura com lareira, ar-condicionado, varanda com rede e TV. Trilhas monitoradas, que podem ser feitas a cavalo, além de rafting e bóia-cross são algumas das atividades disponíveis.

Entrada da Pousada das Laranjeiras, em Antonina: cores dão o toque.

Morretes ainda oferece as opções Santuário Nhundiaquara e as pousadas Hakuna Matata e Dona Laura. No Santuário Nhundiaquara, além da estrutura dos quartos e do restaurante com vista para apreciar as belezas naturais, o grande destaque é o Eco-Park, com infraestrutura de lazer de um parque aquático, porém de piscinas naturais do próprio Rio Nhundiaquara.

Na Hakuna Matata, o hóspede se depara com uma arquitetura rústica, porém sofisticada, com chalés que oferecem cama box, TV, ar-condicionado. Na área comum estão piscinas ao ar livre e coberta, campo de futebol suíço, de vôlei e de tênis, salão de jogos, trilha interna, karaokê e playground. Há opções de cardápio no restaurante, além da possibilidade da contratação de serviços como massagem e passeios de bike pelas trilhas da região.

Para quem prefere um pouco de urbanidade e quer apreciar a história da cidade, a Pousada Dona Laura é a opção. Situada em um dos casarios históricos, reformado para oferecer conforto e uma experiência diferenciada, a Dona Laura oferece 14 opções entre quartos e suítes com vistas para o Rio Nhundiaquara e para a praça central – com seus coqueiros imperiais. Tudo alegrado por muitas cores e iluminação da arquitetura caiçara.

Em Antonina e na ilha, mimo ao hóspede

Em estilo colonial, a Pousada Dona Laura fica no centrinho de Morretes.

Na vizinha Antonina, onde os grupos de serestas passeiam pelas calçadas históricas e fazem reviver tempos de outrora, nada combina mais do que a Pousada das Laranjeiras, com seus apartamentos coloridos, entre eles aqueles com decorações especiais que lembram o Japão, o Marrocos e a Índia.

Um dos destaques é o jardim como espaço de convivência. Em Guaraqueçaba, assistir ao pôr-do-sol é a grande pedida para quem se hospeda na Pousada Bambuza. Debruçada sobre as águas da baía, oferece vista especial, com direito a espreguiçadeiras na varanda.

Se a opção é a Ilha do Mel, opções de charme também não faltam. Da Pousada Enseada das Conchas,, construída com materiais de demolição e que tem apenas quatro exclusivos quartos – com nomes convidativos como Amanhecer e Luz do Sol; para as pousadas Treze Luas, das Meninas, Fim da Trilha, Caraguatá ou o Resort Grajagan, tudo está relacionado aos detalhes do mimo ao hóspede.

Na Treze Luas o atendimento chega à praia e na temporada há várias opções de massagens. Na das Meninas, o ambiente é acolhedor, com muitas varandas e redes.

No Fim da Trilha, além do cuidado com o hóspede – e uma imensa cama no jardim, para apreciar a natureza ou ler um livro – está o estrelado restaurante que, além de servir frutos do mar, oferece paellas no cardápio.

Na Caraguatá, também na Ilha do Mel, travesseiros são de pena de ganso.

A Caraguatá mima seus hóspedes com travesseiros de pena de ganso e respeita o meio ambiente, tratando seus resíduos de forma a preservar as belezas naturais da Ilha do Mel. Na Grajagan, os esportes são a tônica e os cuidados com seus visitantes vão das acomodações com varandas, redes e TV, aliando conforto e natureza.

Que tal um spa em meio à mata?

Na Ilha do Mel, Enseada das Conchas possui apenas 4 exclusivos quartos.

E, para mandar o estresse para longe, nada melhor que massagens especiais em um spa. É o que oferece o Spa Terapêutico Mata Atlântica. Ali, a massoterapeuta Luiza Salgado Xavier, que já atua com diversas técnicas em São Paulo, aliou a beleza da região do Cabaraquara – onde está a reserva Saint Hilaire-Lange – com terapias para o corpo e para a alma.

“Cuidamos muito dos detalhes do spa, buscando ofertar a quem nos visita um ambiente de interação. Os agrados, como um chá especial ou as opções de banho no ofurô, têm esta pretensão”, explica.

Das massagens terapêuticas – que aliam a cromoterapia aos banhos com ervas, como o de tangerina, para relaxar – Luiza enfatiza o escaldapés. “Em uma tigela de barro, preparamos a água com ervas, na qual os pés ficarão por cerca de dez minutos. Uma massagem finaliza esta relaxante opção.”