Religião e natureza se unem em Araxá

A cidade de Araxá faz parte de um dos maiores tesouros de Minas Gerais: o Circuito da Serra da Canastra, composto ainda pelas cidades de Bambuí, Campos Altos, Ibiá, Sacramento, São Roque de Minas, Tapira e Tapiraí. O circuito tem como maior atrativo a sua diversificação turística: termalismo, esportes radicais, rios, cachoeiras, serras, grutas, fazendas centenárias, história e cultura.

A região da Serra da Canastra tem relevo constituído de chapadões com até 1.496 metros de altitude, inúmeras nascentes, lagos, corredeiras, cachoeiras de águas cristalinas, além de grutas, muros de pedra, ruínas de antigas fazendas e cavernas que ainda escondem insondáveis segredos. Variadas espécies de animais silvestres e uma exuberante flora ainda formam o belo cenário.

Além das belezas naturais, Araxá tem uma história rica retratada em museus, igrejas, praças e prédios históricos, além de atrativos únicos, como pontos místicos, as famosas Termas de Araxá, a Fonte Dona Beja e uma culinária saborosa.

Turismo religioso

Um dos segmentos mais expressivos no turismo de Araxá é o religioso. A cidade, que tem no complexo turístico do Barreiro, a cinco quilômetros do centro, um de seus principais produtos, oferece aos hóspedes e visitantes uma grande infra-estrutura de lazer ligada às questões espirituais.

O turista pode conhecer dezenas de igrejas e espaços religiosos. Templos centenários e com estilos que passam pelo gótico e barroco. As igrejas, além de abrigarem imagens sacras de grandes artistas, são o símbolo maior da religiosidade de seu povo.

Diferentes religiões e crenças convivem harmoniosamente lá. Dentre as igrejas mais importantes está a de São Domingos, construída em homenagem ao padroeiro da cidade, com características romanas e elementos góticos. É uma das mais belas igrejas contemporâneas de Minas Gerais.

Já a mais antiga é a Igreja de São Sebastião. Fundada em 1804, está restaurada e tombada pelo Patrimônio histórico. Seu estilo é barroco e abriga ainda o Museu Sacro, com várias peças de artistas famosos do início do século 19. Já a Capela do Barreiro, também tombada e pertencente ao Complexo Turístico do Barreiro, tem parque e jardins projetados por Burle Max.

O roteiro religioso formatado para os turistas inclui a Igreja de São Sebastião, a Igreja Matriz, o Parque do Cristo, Igreja Santa Rita, Capela da Filomena e igreja Nossa Senhora de Fátima, mas a cidade tem muitas outras Igrejas e capelas que podem ser visitadas.

Parque do Cristo

Criado em 1983, o Parque do Cristo tem um mirante de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade. Possui área de lazer, recreação, escadaria de acesso e penitência onde, em cada um de seus quinze lances, há um quadro mostrando a Via Sacra de Jesus, Restaurante Majolo com música ao vivo, além da imensa estátua de Jesus Cristo. De braços abertos, a estátua está de frente para a Igreja Matriz de São Domingos como que abençoando a cidade de Araxá. Pela ampla vista que proporciona da cidade, a infra-estrutura para o turismo e também a religiosidade dos visitantes, o parque é um dos pontos mais visitados de Araxá.

Voltar ao topo