Paraná traça números do turismo

Cascavel, no Norte do Estado, teve delineado, de forma pioneira, o perfil do turista e do excursionista que visita a cidade. A Secretaria de Estado do Turismo obteve tais informações por meio da nova série de pesquisas de demanda turística que está sendo realizada nas principais cidades do Paraná.

A pesquisa mostrou que Cascavel é uma cidade com potencial voltado para o turismo de negócios, já que é o motivo que levou 48,5% do total de turistas a visitarem a cidade. Eles são principalmente comerciantes e dirigentes/industriários e permaneceram cerca de três dias.

Do total de turistas, 48,5% pernoitam em casa de parentes/amigos e 42,6% em hotel. Curioso é que o maior índice de permanência (seis dias) deve-se ao motivo de tratamento de saúde, denotando também um outro segmento significativo para a cidade. Um dos fatos curiosos é que a imagem mais marcante de Cascavel é de cidade universitária (36,5%), seguida por definições que a consideram uma cidade com qualidade de vida (31,3%), cidade ecológica (11%), cidade turística (7,7%) e cultural (6,9%).

A pesquisa de demanda turística interna de Cascavel foi realizada no período de 25 de junho a 1.º de julho de 2005.

A coleta dos dados foi efetuada por meio de questionários e foram entrevistadas 2.378 pessoas (63,9% residentes, 14,1% excursionistas e 22,0% turistas, além da abordagem de 2.899 passantes).

Além de Cascavel, serão incluídos no roteiro, a ser pesquisado ainda este ano, os municípios de Londrina, Maringá e da Costa Oeste.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo telefone (41) 3313-3547.

Voltar ao topo