Paraná registra 5,5 milhões de turistas

O Paraná recebeu 5.552.244 turistas no ano passado, o que gerou uma renda de US$ 899.463.470. Destes, 48% são pessoas do próprio Estado que visitaram outras cidades para passear ou trabalhar, 17% estrangeiros e 35% de outras regiões do País. Curitiba atraiu 1.437.053 visitantes, dos quais 39% vieram a capital a negócios. Foz do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos do País, teve como principal fator de atração o lazer, que foi responsável por 44,1% do fluxo de 769.387 pessoas em 2002.

Do total de turistas que chegam ao Paraná, 39% vão para Foz e Curitiba. Os dados são fornecido pela Secretaria de Turismo do Paraná.

A Política Estadual de Turismo 2003-2007, lançada recentemente pela Secretaria Estadual de Turismo prevê um aumento de turistas em 20% a 25%, através de uma efetiva divulgação e diversificação do produto Paraná, visando o mercado nacional e estrangeiro.

O Paraná tem 128 municípios prioritários para o desenvolvimento da atividade turística, que já estão desenvolvendo parcerias com a Secretaria Estadual de Turismo, com o objetivo de alavancar o produto “turismo” em suas regiões. Para isso foram criados recentemente os Fóruns de Secretários Municipais de Turismo e dos Coordenadores de Cursos de Turismo do Paraná, visando a descentralização das ações do governo do Estado e um maior envolvimento dos municípios com seus projetos visando a melhora da oferta turística em todo o Estado.

O Paraná oferece vários atrativos, equipamentos, serviços e infra-estrutura de apoio de significativa importância nos cenários nacional e internacional. Aqui diversos tipos de turismo podem e estão recebendo atenção especial da Setu/PRTur como o turismo de aventura, recém-lançado em Prudentópolis, turismo religioso, turismo de lazer, turismo em áreas naturais, turismo de negócios, e outras áreas que podem ser exploradas.

Dados Nacionais

Segundo dados da Embratur, a crise Argentina foi a grande responsável pela queda de 20,7% no número de turistas que visitaram o Brasil no ano passado. Exatos 3.783.409 estrangeiros estiveram no País, contra 4.772.575 em 2001. Dos 989.175 turistas a menos que o país recebeu, 677.893 (68,5%) se referem à Argentina. 96,8% da queda global de visitantes são da América do Sul.

Nos outros continentes, entretanto, o número de turistas manteve-se estável. A boa notícia vem dos Estados Unidos: 696.568 norte-americanos visitaram o Brasil em 2002, um aumento de 6%. Os cinco principais países emissores continuam sendo Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Paraguai e Uruguai. Este último, no entanto, perdeu a quarta posição, em 2002, para o Paraguai. Em função da crise argentina sobre a economia do Uruguai, houve uma diminuição de 26,7% dos turistas do país.

Demanda

Qual o perfil do turista estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado?

Os números mostram que mais da metade (51,21%) veio a lazer, 23,48% estiveram aqui em razão de negócios. Praticamente dois terços deles (65,34%) já haviam estado no Brasil antes e 96,12% afirmaram querer voltar ao País em outras oportunidades. As maiores críticas dos turistas foram em relação à segurança pública (10,26%), limpeza pública (10,21%) e sinalização turística (8,3%). Foram entrevistadas 3.212 pessoas segundo dados da Embratur. A pesquisa tem uma margem de erro de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. As cinco cidades mais visitadas foram Rio de Janeiro (38,58%), São Paulo (20,84%), Salvador (12,76%), Foz do Iguaçu (9,28%) e Recife (8,24%).

Curitiba faz parte de jornada em Buenos Aires

Curitiba participa da Jornada de Grandes Cidades Latino-Americanas de Qualidade Turística, que será aberta hoje, em Buenos Aires (Argentina). A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC) representa a capital no encontro, promovido pela Prefeitura de Buenos Aires e que reúne representantes de outras grandes cidades da América Latina, como o Rio de Janeiro, Montevidéu, Santiago do Chile e Cidade do México. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências das cidades na área de gestão de turismo e questão da qualidade na prestação de serviços, incluindo a certificação de estabelecimentos turísticos.

Esta rede servirá para que as cidades compartilhem experiências para melhorar a qualidade dos equipamentos e serviços turísticos. A rede de grandes cidades deverá facilitar a integração dos países no que se refere ao turismo, tanto para ampliar o movimento no próprio continente, como para ampliar as ações de divulgação e atração de turistas de outras partes do mundo.

Qualidade de vida

A CIC vai apresentar o potencial de Curitiba como centro de recepção de turistas, enfatizando algumas características, como a limpeza e organização da cidade e o nível de qualidade de vida de seus habitantes, que chama a atenção dos visitantes. Também serão apresentados alguns dos principais projetos da prefeitura nesta área. Um deles é o Linhão do Turismo, já em fase de implantação. O Linhão é um eixo, de quase 51 quilômetros de extensão, localizado entre o Norte e o Oeste de Curitiba. O Linhão vai interligar cerca de doze parques urbanos. Ao todo, o projeto vai beneficiar 32 bairros da cidade. Serão quatro roteiros turísticos temáticos, dentre eles o da região de Santa Felicidade, pólo gastronômico da cidade e reduto da cultura italiana.

A idéia é a de que o Linhão seja tanto para os curitibanos como para os visitantes um caminho natural para os diversos roteiros de turismo rural, já implantados em municípios da Região Metropolitana.

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