Ópera enche de graça o verão italiano

Com planejamento antecipado é possível realizar o sonho de assistir a um espetáculo de ópera lírica em pleno verão italiano, com toda a sofisticação de um teatro de arena na Europa, num roteiro bem econômico. A 42.ª Stagione Lírica 2006 dello Sferisterio, que é o ponto alto das atividades culturais nos meses de julho e agosto, em Macerata, na região de Marche (coração da Itália), oferece este ano três óperas famosas de Mozart, Verdi e Puccini, com preços que variam de 130 a 15 euros dependendo do lugar no teatro. Os ingressos podem ser comprados on-line pelo site www.sferisterio.it.

Agora é só programar a viagem e definir as estadas, que não precisam ser necessariamente em Macerata. Existem duas opções que unem lazer e cultura. Uma delas é inscrever-se um curso de italiano da ?Scuola Dante Alighieri?, em Castelraimondo, a quarenta quilômetros de Macerata. A outra opção é de alugar um cantinho para ficar. O italiano Gianfranco Serafini é um dos que costumam alugar sua quitinete, em Castelraimondo, para turistas. Ele cobra 15 euros por pessoa, quando a hospedagem é por poucos dias e dá um desconto se for para estadas de trinta dias – custa 200 euros o período. O contato deve ser feito no idioma italiano pelo telefone 00 (xx) 393289110699.

Se optar em ficar na escola, a direção continua mantendo, em 2006, a promoção especial para brasileiros. O estudo do idioma e da cultura do país, que é famoso por suas óperas – mais a estada na própria escola, custam 598 euros ao mês, até novembro. No curso estão incluídos alguns passeios (Veneza, Florença, Perúgia) e aulas especiais, dentre elas uma que explica o que é um espetáculo de ópera. ?Temos professores que são cantores de ópera?, conta a diretora da escola, Gabriela Poeti, e argumenta que um estudante estrangeiro precisa de orientação para assistir à apresentação desse tipo de música, principalmente o que nunca teve contato com ela. ?É necessário que esse contato aconteça da melhor forma?, acrescenta. Informações sobre a escola podem ser obtidas no site www.scuoladantealighieri.org.

Programação

Flauta Mágica, de Mozart; Aída, de Verdi e Turandot, de Puccini, são os espetáculos programados para 2006. A ópera de Mozart está agendada para os dias 28 de julho, 4 e 11 de agosto, Aída para os dias 29 de julho, 2,5,10 e 13 de agosto e a obra de Puccini para os dias 30 de julho, 3, 6, 9, 12 de agosto, todos às 21h, no teatro de arena ?Sferisterio?. Informações mais detalhadas poderão ser obtidas no site.

Natureza e arte em Castelraimondo

A beleza da Gruta Frasassi é um dos atrativos da região de Marche.

Castelraimondo será apenas o ponto de partida de um roteiro diferente dos divulgados aos turistas estrangeiros que vão à Itália. Trata-se de uma pequena cidade localizada quase no centro da região de Marche. Está a sessenta quilômetros do Mar Adriático, sendo favorecida pelo entroncamento rodoferroviário, que permite rápido acesso às diversas cidades turísticas da Itália: a dez quilômetros de Camerino (cidade universitária), quarenta de Macerata, 65 quilômetros de Assis, oitenta de Perúgia, 220 de Roma e Florença e 354 quilômetros de Veneza.

A atração da região é, sem dúvida, a fantástica beleza das estalactites e estalagmites formadas há milhões de anos na Gruta Frasassi. Vale a pena reservar um dia para mergulhar no interior dessa montanha encantada e decorada pelo tempo nas formas misteriosas das rochas de calcário brancas esculpidas pela água. É bom saber que o tempo para o planeta não significa nada. A gruta é resultado de mil anos de erosão e tem mais de um milhão e quatrocentos mil anos de idade. Foi descoberta em 1971 e aberta ao público em 1973.

Para chegar à gruta é preciso dirigir-se à Genga. O acesso pode ser de trem ou de carro. Se optar pelo percurso de trem – mais ou menos três horas de Castelraimondo à Genga – é importante consultar os horários de visitas pelo site www.frasassi.com, principalmente no verão, quando o movimento é maior.

Carta filigrana

Fabriano é uma pacata cidade italiana, com um pouco mais de trinta mil habitantes, ruas agradáveis, bons restaurantes, e a universidade. Entre as atrações da cidade está o famoso Museo della Carta e della Filigrana, que conta a história da fabricação do papel artesanal e da técnica artística da filigrana – uma arte tradicional de Fabriano, que serviu para dar autenticidade aos documentos na Idade Média – e que até hoje é usada pelas Casas da Moeda e somente visível contra a luz.

O museu mostra como se fazia o papel a partir do século XIII até os dias de hoje. A técnica, que resulta nas mais incríveis criações artísticas incorporadas ao papel, é mantida até hoje pelos artesãos de Fabriano, no mais rigoroso segredo. Sua técnica é repassada de pai para filho e precisa de seis a sete anos de prática.

Belíssimos desenhos são incorporados ao papel depois de uma meticulosa confecção artesanal e somente podem ser vistos contra a luz. O processo se inicia na confecção do próprio papel manualmente feito a partir da celulose, resíduos de linho, carbono e algodão.

A pasta é coada e colocada num molde com desenhos – filigranas – já gravados feitos em cera de abelha. Hoje, a atividade incorporou os conhecimentos do mundo moderno sem perder a identidade manual. O site www.museodellacarta.com traz detalhes do trabalho que é orgulho do povo de Fabriano.

Informações sobre roteiros turísticos podem ser obtidas nos sites: www.sferisterio.it, www.museodellacarta.com e www.frasassi.com. (MW)

Voltar ao topo