Olivença, um recanto tipicamente turístico

Localizada a 16 quilômetros ao sul do centro de Ilhéus, Olivença era originalmente, uma aldeia de tribo Tupinambá. Foi estrategicamente erguida no século XVI em torno da praia de Batuba, ao lado de uma nascente de água doce. Lá os Jesuítas catequizaram os índios, que foram massacrados, pelos portugueses, ao longo dos anos.

Hoje, existem cerca de 4 mil índios, divididos em mais de 17 aldeias. A antiga aldeia se transformou em vila de pescadores e hoje é uma Estância hidromineral litorânea, com águas radioativas cujo valor medicinal, descoberto pelo padre Torran, é similar às de Vichy, na França. É a única estância hidromineral a beira mar do mundo.

O local possui ar bucólico com ruas calçadas com pedras, pracinha na parte central da vila e a Igreja Nossa Senhora da Escada, construída no ano de 1.700 pelos Jesuítas. Recanto tipicamente turístico, além de belas praias, lá tem o famoso Balneário Tororomba com piscinas públicas para adultos e crianças.
Back Door, primeira praia do distrito de Olivença e uma das mais belas da Costa do Cacau, tem aspecto selvagem e ondas que chamam a atenção dos praticantes do surf.
Batuba, considerada umas das mais bonitas praias da região, atrai surfistas que não dispensam as boas ondas que chegam a 2,5m de altura. A correnteza e as pedras não incentivam o banho, porém, os bares e a beleza natural, coqueirais, areias douradas e recifes, tornam a visita obrigatória.