Observe a dança das baleias na Patagônia

Em momentos como os atuais, quando o brasileiro está procurando destinos de curta distância, o Chile lança novos e interessantes programas na bela patagônia, tendo sempre como maior atrativo a sua imponente natureza e a vida selvagem.

A empresa Whalesound, de Punta Arenas, oferece a observação de baleias no Parque Francisco Coloane, no Estreito de Magalhães, programa único e inédito até agora no Chile.

No estreito, localizado no extremo sul da América, há sete anos um grupo de cientistas descobriu um lugar de alimentação onde as baleias jubarte voltam em cada verão. Tal fato motivou estes cientistas a criar uma empresa de ecoturismo e pesquisa.

O Parque Francisco Coloane está localizado ao sudeste da Ilha Carlos III. É uma extensão de mar e terra dentro dos 67 mil hectares que formam a área Costeira Marinha Protegida e é a primeira zona marinha estabelecida como área protegida e parque marinho no Chile.

A viagem dura quatro dias e inclui navegação até o Faro San Isidro e daí até o Eco-Logde da Ilha Carlos III. Este acampamento está formado por domos que, para provocar um impacto menor no ecossistema quase virgem do lugar, foram construídos sobre pilotes e intercomunicados por passarelas de madeira. Dali se sai a navegar pelo estreito, onde as baleias passam o verão se alimentando em total tranqüilidade.

Aparecem às vezes baleias Sei, assim como também focas, leões-marinhos e pingüins. Há também caminhadas pela ilha, visita à geleira Santa Inês e passeios de caiaque.

E algo que resulta importante salientar. Whalesound, por seu caráter científico e a diferença das excursões que se oferecem para ver baleias em península Valdés e Puerto Madrin, na Argentina, optou por viagens de grupos pequenos.

São só dez pessoas por viagem, o que permite um maior convívio e a certeza de que poderá ver baleias sem ter que se acotovelar ou lutar por um espaço no navio. Saiba mais: www.whalesound.com.

Entre as operadoras que oferecem passeios para lá estão: Expedition (11-3253-2128), Climb (11-5052-6314), Sulamerica (11-3251-5388), TGK (11-3283-3233) e Freeway (11-5088-0999). Consulte seu agente de viagens.

Torres del Paine é cinco estrelas

Jaime Bórquez
O Parque Torres del Paine tem projetado a Patagônia chilena como destino top no mundo.

As paisagens mais procuradas por turistas que visitam a Patagônia chilena estão dentro do Parque Nacional Torres del Paine. As torres, a geleira Grey, os lagos Nordenkjold, Toro e o fotografadíssimo Pehoé, com os cornos do Paine como pano de fundo, se transformaram em cartões-postais do país.

Em 1978, a Unesco decretou a área como Reserva da Biosfera do Planeta, o que deu ao parque uma projeção internacional. Ele tem sido usado também para a medição da contaminação mundial e é considerado o grau zero da poluição ambiental.

Foi este parque e suas belezas cênicas quem têm impulsionado e projetado a patagônia chilena como destino top no mundo. E não é simples questão de marketing, é uma realidade indiscutível. O lugar fica a quatro horas de Punta Arenas, capital regional, e a uma hora da cidadezinha de Puerto Natales.

O parque abriga mais de 150 espécies de animais. É comum ver grupos de guanacos, animal andino parente do camelo; emas, coelhos, raposas, gambás, cisnes de pescoço preto, gansos selvagens, flamingos, condores e até pumas, com um pouco de sorte.

Picos nevados, lagoas de água pura e cristalina, bosques de carvalho e grandes geleiras são o complemento deste paraíso. Até pouco tempo atrás as visitas só chegavam no verão. Mas pouco a pouco, a Patagônia tem sido vista como um dest,ino para todo o ano.

Jaime Bórquez
O cinco estrelas Hotel Rio Serrano acaba de abrir dentro do parque no sistema all inclusive.

E este é, justamente, o cenário que oferece o Hotel Rio Serrano, um all inclusive que acaba de abrir dentro do parque e já está sendo todo um êxito de vendas no Brasil.

Faltava um hotel de alto gabarito com excelente relação custo-benefício, que oferecesse programas também no inverno. Caminhadas na neve com raquetas, esqui randoné, trenós puxados por cachorros, uma excelente gastronomia, acompanhada dos melhores vinhos chilenos e uma atenção bem ao estilo chileno, de coração aberto, são só alguns dos atrativos do Rio Serrano.

Cavalgadas, caminhadas, pesca esportiva, observação de animais, trilhas, caiaques entre os gelos do Grey e passeios até Puerto Natales são oferecidos durante todo o ano.

Embora muita gente imagine a Patagônia como uma região de muito frio e chuva, o parque mostra outra realidade. No verão, são comuns temperaturas acima dos 20 graus.

O parque encontra-se no grau 50 de latitude sul, numa zona próxima ao nível do mar, o que faz que o inverno não seja tão rigoroso. Cai neve, mas não demora muito em derreter, dada a baixa altura e o sol radiante que acompanha muitos dias de inverno. A luz solar é um outro atrativo.

No verão o amanhecer é perto das 6 da manhã e as possibilidades de passeios são ampliadas graças à longa duração do dia, produto da latitude. Mesmo depois das 10 da noite, o céu mostra traços avermelhados, com claridade suficiente para curtas caminhadas.

E se houver lua, a paisagem fica ainda mais incrível e romântica. Já no inverno, a luz do céu vai das 9 da manhã até as 4h30 da tarde. É uma estação ideal para ser visitada por casais que procuram namorar e curtir a natureza.

Saiba mais: www.hotelrioserrano.cl