O fascinante mundo de maravilhosas cavernas

A viagem pode ser um longa, mas vale a pena. Distante a 331 km da Capital Paulista, Iporanga é o município brasileiro com maior número de cavernas. No total, são 360 cavernas catalogadas o que faz da cidade um verdadeiro paraíso dos espeleólogos.
Mesmo que você não seja um estudioso da formação e constituição das grutas e cavernas naturais, é impossível resistir à beleza dessas formações rochosas.
As cavernas variam desde simples entradas até canyons (abismos) de até 250 metros de profundidade.
A maioria delas fica dentro do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). A cidade está localizada no Alto Vale do Rio Ribeira do Iguape, numa região reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ali o turista tem a oportunidade de ver de perto a fauna e a flora nativas do sudeste brasileiro.

O ecoturismo é uma das principais atividades dessa região. Para visitar as áreas restritas, no entanto, é necessário solicitar autorização prévia à administração do parque. A visita só pode ser feita com acompanhamento de monitores ambientais. As cavernas de Iporanga estão praticamente em seu estado natural original. Com mais de 7km mapeados, a caverna de Santana é a considerada a mais bonita da região. Os turistas são atraídos pelas formações rochosas denominadas de estalactites e estalagmites. É um passeio imperdível. No interior, existe uma malha de galerias em 3 níveis de altura, formando um verdadeiro labirinto natural. O trecho aberto à visitação é de 800 metros e possui boa infraestrutura, inclusive com passarelas.