v31.jpgAruba, localizada ao sul do mar do Caribe, é um dos lugares mais fascinantes para praticar mergulho, seja por seus recifes de coral, seja pelos navios naufragados em sua costa. Recentemente, a ilha recebeu duas importantes menções no ranking dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho. Os leitores da prestigiada revista americana Scuba Diving, considerada a ?bíblia? no assunto, escolheram Aruba como o segundo melhor lugar do Caribe na categoria mergulho de naufrágio. A pesquisa, que é feita anualmente, escolhe, além dos melhores destinos, as melhores paredes, locais de vida marinha, visibilidade do mar, entre outros itens. Em primeiro lugar ficaram as Ilhas Virgens Britânicas.

Já o guia Around the World in 50 Dives – 2005 (A Volta ao Mundo em 50 Mergulhos – 2005), da revista Sport Diver, deu a Aruba a 27.ª colocação dentre os cinqüenta melhores. A seção, intitulada Endless Summer (Verão Sem Fim), inclui itens como facilidades de acesso, conveniência, variedade de locais, de atividades em terra, clima, povo, entre outros. O guia ainda faz uma menção especial à ilha como local obrigatório para mergulho de naufrágio, destacando os três melhores: The Antilla, muito visitado pelos mergulhadores à noite por servir de abrigo para lagostas de hábitos noturnos; The Pedernales, afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial; e o Califórnia, que há cerca de cem anos se tornou famoso por ter recebido – mas não respondido -os sinais de SOS do Titanic.

Os arubianos fazem por merecer. Campanhas de conscientização da vida marinha em seus recifes, a preservação e limpeza do mar, dos locais de mergulho e das praias, são promovidas periodicamente pelo órgão de turismo da ilha. As campanhas também tentam atrair a atenção da comunidade de mergulho, fazendo-a participar de competições internacionais, palestras nas escolas, nos hotéis e centros comunitários.

O número de locais de mergulho de naufrágio já chega a oito, o que colocou Aruba entre os destinos preferidos pelos mergulhadores. Mais informações nos sites www.redsail.com e www.pelican-aruba.com.