Morretes planeja futuro do ecoturismo

Aos pés da Serra do Mar, entre a capital e o litoral, está localizada a histórica cidade de Morretes, bastante visitada pelos turistas desde a época de sua colonização. Além de sua importância história, com seus caminhos coloniais, e culinária, tendo como carro-chefe o barreado, Morretes é também um reduto de natureza exuberante. Este nicho é que o turismo municipal quer explorar melhor.

Para isso, será realizada a “1.ª Oficina de Melhores Práticas para o ecoturismo de Morretes”, evento promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que está atuando no desenvolvimento do ecoturismo de Morretes desde julho de 2002, através do programa MPE – Melhores Práticas para o Ecoturismo, com o apoio de parceiros locais.

Um dos objetivos do programa é a formatação de produtos ecoturísticos e a elaboração de uma proposta de gestão local para estes produtos.

A comunidade, organizações não-governamentais e as instituições públicas estão se mobilizando para garantir a conservação das suas florestas e viabilizar o turismo sustentável como uma alternativa de desenvolvimento ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Atrativos

Os caminhos coloniais -Itupava, Graciosa, Arraial – os casarões antigos, os trilhos de trem, os engenhos, o barreado (prato típico da cidade) e a tranqüilidade de seus moradores fazem com que a cidade seja um dos atrativos turísticos mais interessantes do Estado.

A natureza não economizou caprichos em Morretes. O famoso Rio Nhundiaquara, o espetacular Pico do Marumbi e as inúmeras cachoeiras da região são alguns dos destaques que convidam os visitantes a enveredar-se pelas trilhas na floresta e descobrir os encantos secretos da mata atlântica, que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Por sua proximidade da capital, apenas 68 quilômetros, e por sua gastronomia típica, é tradicionalmente um local de aconchego e descanso dos curitibanos.

Mais recentemente, Morretes está sendo descoberta por pessoas que amam a natureza e buscam, por meio do ecoturismo, uma interação com o meio ambiente.

Serviço – O evento será realizado no Teatro Municipal de Morretes, situado à Rua XV de Novembro, s/nº. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 462-1024 ou 9902-0389. A entrada é franca.

Voltar ao topo