Mais turistas escolhem a Europa

A maioria dos países europeus registrou em 2006 um número de turistas superior ao do ano anterior, segundo levantamento feito pela Comissão Européia de Turismo. Ao todo, o Velho Continente recebeu 457,97 milhões de turistas, segundo a Organização Mundial de Turismo. Três bons exemplos de crescimento foram a Espanha, França e a Polônia. Na Suíça, na Alemanha e no Reino Unido, um dado interessante foi o aumento na presença de brasileiros.

Em 2006, cerca de 45 mil brasileiros visitaram a Suíça, 30% a mais do que 2005. Isso representa 0,7% de todos os visitantes estrangeiros no país. A média de duração da estada do turista brasileiro por viagem na Suíça foi de 2,9 noites, gerando um número recorde de 120 mil pernoites no período. Janeiro, julho e setembro são os meses preferidos dos turistas brasileiros, que gastam uma média de 400 francos suíços por dia, atrás apenas dos visitantes dos países do Golfo Pérsico.

Além destes fatores, a estada da seleção brasileira em Weggis, na preparação para os jogos da Copa do Mundo na Alemanha, contribuiu para o grande aumento no fluxo de brasileiros em terras suíças. A Copa do Mundo também impulsionou o número de brasileiros na Alemanha, com um aumento de 74% nos pernoites gerados por brasileiros no ano de 2006. É importante ressaltar que, no período pós-Copa, nos meses de agosto a dezembro, a Alemanha teve uma média mensal de aumento de 15% nos pernoites gerados por brasileiros. Ou seja, o fluxo não se restringiu ao período do mundial. Estes números mostram o sucesso da divulgação da Alemanha durante a Copa, que despertou o interesse dos brasileiros, entre outros povos, de visitarem o país.

Danielle de Sisti
A Polônia foi um dos países que mais receberam visitantes.

Na Espanha, o Instituto de Estudos Turísticos calcula a presença de 58,5 milhões de turistas estrangeiros no país em 2006, com um aumento de 4,5%. Em 2006, a maioria dos turistas recebidos, 90,1%, se concentrou em seis comunidades autônomas. A Catalunha ocupa a primeira posição com 15 milhões de turistas, constatando um aumento em seu principal público, o francês. Os principais mercados emissores para a Espanha foram: Reino Unido, Alemanha e França, com 60,7% do total.

A França, por sua vez, recebeu 78 milhões de turistas estrangeiros em 2006, mantendo-se como líder europeu na chegada de turistas estrangeiros. As receitas turísticas tiveram um crescimento de cerca de 2,5%, representando 34 bilhões de euros.

Um fator interessante foi o retorno da clientela norte-americana e japonesa, e a presença da clientela chinesa, que juntas, colaboraram significativamente para a balança favorável de receitas. A meta do ministério do Turismo Francês juntamente com a Maison de la France, órgão de promoção turística do Ministério, é atingir 40 bilhões de euros de receita em 2010.

Já a Polônia recebeu, no ano passado, mais de 65,1 milhões de turistas. Cresceu significativamente a visita de irlandeses, sul-coreanos, portugueses, ingleses, belgas, noruegueses, espanhóis, holandeses, romenos e dinamarqueses.

O Reino Unido registrou 32 milhões de visitas de turistas estrangeiros em 2006, o que representa um aumento de 10% em relação a 2005. O número de pernoites totalizou cerca de 264,5 milhões, sendo que os turistas geraram uma receita de 15,5 milhões de libras esterlinas. Em 2006, 106 mil brasileiros estiveram na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior.

Voltar ao topo