Inverno junto à montanha azul do Espírito Santo

Distante apenas 42 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, Domingos Martins conquista sobretudo pelas belezas naturais e clima agradável, considerado um dos melhores do mundo. O município hoje é conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, principalmente nesta época, quando o frio a deixa ainda mais atraente.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estima que mais de 100 mil pessoas visitem Domingos Martins nesta estação, atraídos não só pelas belezas naturais, mas também pelos diversos eventos realizados na região. Ao longo do ano são realizados, por exemplo, a Sommerfest (Festival da Imigração Alemã), o Festival Internacional de Inverno, a Festa do Morango, a Blumenfest (Festa das Flores) e o Brilho de Natal, além do Carnaval de Rua e Festa de Corpus Christi.

O principal desta época é o Festival Internacional de Inverno, que acontecerá entre os dias 17 e 27 deste mês. Para esta 15.ª edição do evento, já estão confirmados os shows de Raimundo Fagner (dia 18), The Fivers (dia 19), Hamilton de Holanda (dia 25) e Emmerson Nogueira (dia 26). O evento contará ainda com concertos, oficinas e apresentações de artistas locais e regionais.

Influência européia

Foto: E. J. Manzi

Influência alemã se estende também à boa mesa.

Colonizado por alemães e italianos, o município ainda mantém fortes os traços de seus antepassados que podem ser observados na cultura, no artesanato e na arquitetura. Logo na entrada da cidade pode-se observar a influência de imigrantes germânicos que chegaram à região entre 1847 e 1873 a fim de colonizá-la. Um pórtico em estilo alemão recepciona os turistas.

A influência européia se estende também à boa mesa. Em ambientes aconchegantes pode-se degustar o tradicional sauerkraut (chucrute) ou massas com muito molho e queijo acompanhadas de vinhos e licores fabricados artesanalmente.

Também não faltam opções para os que apreciam uma comidinha caseira, feita no fogão a lenha.

Outra boa opção para os amantes da gastronomia são os cafés e casas de chá com seus irresistíveis bolos, tortas, biscoitos e geléias.

Época é festiva na cidade

Confira os eventos que acontecerão de julho a setembro.

11 e 12 de julho – XV Festival do Vinho, no Rancho Lua Grande.
11 de julho – shows com Nasi (Grupo Ira), Uns e Outros, Guilherme Lemos, Selebretion, Pele Morena, Sabor de Mel, DJ Quadrini, DJ Josh e DJ Rabanada.
12 de julho – shows de Vitor Hugo, Mistura Acústica, Rodrigo Balla, Zé Roberto e Banda, Blacksete, Banda Sambanejo, DJ Quadrini, DJ Josh e DJ Rabanada.
De 17 a 27 de julho – 15.º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, na sede do município e distritos. Dia 18, shows com Raimundo Fagner e Guilherme Lemos; no dia 19, com The Fivers e Banda Sinfônica do Exército de São Paulo; no dia 25, com Hamilton de Holanda e dia 26, com Emmerson Nogueira.
De 1.º a 3 de agosto – Festa do Morango, no Parque Estadual da Pedra Azul. Haverá comercialização de pratos, shows musicais, atrações culturais, artesanato, flores, etc.
16 e 17 de agosto – Coroa Adventure Fest, com esportes de aventura e shows musicais.
De 5 a 7 de setembro – Pommerfest, no Melgaço, com apresentações culturais e shows musicais.
7 de setembro – aquecimento da Caminhada Rota do Imigrante, que vai de Biriricas até a sede do município.

Parque da Pedra Azul é um ícone

Alguns atrativos são imperdíveis para quem visita Domingos Martins, seja porque são relacionados às tradições de seus colonizadores alemães e italianos, o que explica um pouco da história do município, seja porque fazem parte da rota de lazer e entretenimento, com belas paisagens para se contemplar. Nesta segunda categoria está incluído o Parque Estadual da Pedra Azul, o principal cartão-postal da cidade. Por isso, visitá-lo é um programa imperdível. Local tem um pico com 1.822 metros de altitude, cercado por trilhas, piscinas naturais e animais silvestres. O parque fica na BR-262, km 88, Pedra Azul. Mais informações: (27) 3268-1156. Para quem gosta de história, uma pedida é a Casa da Cultura e Museu Histórico de Domingos Martins, que tem acervo de fotos, documentos, peças, entre outros objetos que retratam a colonização européia.
Fica na Avenida Presidente Vargas.

Foto: Arquivo PMDM

Cascata do Galo é uma das muitas quedas d?água desta região serrana.

O local onde está o Relógio Movido a Água é interessante para adultos e crianças. Lá está o menor teatro da Paixão de Cristo do mundo, uma miniatura curiosa. É único do gênero em toda América. Situa-se na BR-262, km 36, Santa Isabel. Telefone: (27) 3268-1323 Outro passeio interessante é à Usina Hidrelétrica Jucu, primeira de geração de energia elétrica de pequeno porte do Espírito Santo.

Foi construída em 1909. Endereço: BR-262, km 31, Jucu. Os pequenos vão gostar também a Casa do Macaco Velho, construída sobre uma árvore, a 20 metros de altura. Situa-se no Sítio Urtigão, antiga Rodovia Domingos Martins /Marechal Floriano.

Cachoeiras

Quem gosta de atrativos naturais vai se surpreender com a beleza e quantidade de quedas d?água da região, a um raio de até 60 quilômetros. Entre elas estão a Cascata do Galo, na Estrada do Galo; Cachoeira São Floriano, BR-262, em Aracê; Cachoeira de Tijuco Preto e a de Goiabeiras, ambas no Distrito de Paraju, e a Cachoeira da Candelária, no Distrito de Aracê.

Cidade é eleita a mais romântica

A cidade mais romântica do Brasil é Domingos Martins. O município foi escolhido por internautas de todo o País, que participaram do concurso promovido pelo portal Viajeaqui em parceria com a revista Viagem e Turismo e o Guia Quatro Rodas.

Participaram 18 cidades de 12 estados brasileiros. A votação aconteceu pela internet durante o mês passado. Segundo a organização do concurso, Domingos Martins teve 31,77% dos votos. Em segundo e terceiro lugares ficaram Guaramiranga (CE), com 30,69%, e Monte Verde (MG), com 10,18%.

Em seguida vieram São Joaquim (SC), Gramado (RS), Tiradentes (MG), Parati (RJ), Ilhabela (SP), Goiás Velho (GO), Gravatá (PE), Visconde de Mauá (RJ/MG/SP), Petrópolis (RJ), Galinhos (RN), Itacaré (BA), São Miguel dos Milagres (AL), São Francisco Xavier (SP), Ponta do Corumbau (BA) e Mangue Seco (BA).

Acompanhe a curiosa vida na roça

Foto: Divulgação/Sedetur/Arquivo PMDM

Atividades como a canoagem são oferecidas na região: natureza é propícia a aventuras na água.

Para quem deseja um pouco mais de contato com a vida no campo, Domingos Martins tem três novos circuitos turísticos: do Galo, Vale da Estação e do Chapéu. Nessas rotas as porteiras estão abertas para os visitam que querem acompanhar de perto o cotidiano da vida na roça. Os roteiros são por propriedades rurais que oferecem passeios, hospedagem, caminhada ecológica, pesca, visitas técnicas às plantações, artesanato, produtos caseiros, chocolates e variadas opções de alimentação.

Há mais 70 empreendedores no município que desenvolvem o agroturismo. Nas propriedades rurais, o turista pode adquirir queijos, biscoitos, licores, vinhos, doces, iogurtes, geléias e embutidos e ainda tem a oportunidade de participar da colheita de cereais, frutas e legumes e presenciar o processamento dos produtos. Algumas fazendas têm alojamento e proporcionam ao turista a participação em atividades rurais, passeios por trilhas e banhos de cachoeira.

Esportes radicais

Queijos, biscoitos, geléias e outros produtos caseiros são vendidos ao longo do roteiro agroturístico.

Para os que curtem emoção e adrenalina, opções de esportes radicais e ecoturismo não faltam em Domingos Martins. A natureza privilegiada do município proporciona ao visitante a prática de diferentes tipos de esporte. Os que tiverem disposição podem praticar rapel em belíssimas cachoeiras, enveredar por trilhas que desvendam a beleza e exuberância da Mata Atlântica, passear a cavalo por lindas paisagens e se aventurar em um emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Jucu. O município conta com duas empresas que oferecem toda infra-estrutura e segurança ao praticante de esportes radicais.

Casa da Cultura e Museu Histórico de Domingos Martins, cujo acervo retrata a história da colonização européia.

Quanto à hospedagem, a tranqüilidade e beleza características da região permitem ao visitante a oportunidade de desfrutar agradáveis momentos nos hotéis e pousadas. O município conta com hotéis belíssimos e luxuosos de categoria internacional e também aconchegantes pousadas rodeadas pela mata. Em Domingos Martins existem mais de 30 equipamentos de hospedagem, que juntos dispõem de aproximadamente 2.700 leitos (veja quadro abaixo).

Voltar ao topo