Hotéis alemães espelham criatividade

Dos tradicionais aos mais vanguardistas, a hotelaria da Alemanha apresenta opções para hóspedes de todos os perfis e dá um banho de bom gosto. Construções históricas e até projetos de arte moderna são transformados em lugares dos sonhos para passar a noite ou realizar eventos. Em Oberwesel, uma das regiões mais bonitas do país, os turistas entusiastas da Europa Medieval viajam no tempo e vivenciam uma experiência única no Hotel e Restaurante Schönburg. O estabelecimento é um castelo erguido no início do século X e restaurado em 1914. Deslumbrante de cabo a rabo, está localizado nas margens do Rio Reno e oferece 22 suítes diferentes em tamanho e mordomias, mas todas coerentes com a decoração épica que se espera encontrar em um castelo. Os hóspedes do Schönburg também têm o privilégio de sentir o gostinho especial de seu restaurante com receitas de comida caseira à base de ingredientes frescos da estação.

Algumas pessoas preferem manter os cuidados com o corpo ao invés de se esbaldar com uma gastronomia livre de preocupações. Já que é assim, por que não se cuidar no melhor spa europeu? Experts consideram o Brenner?s Park-Hotel & Spa, em Baden-Baden, um templo do bem-estar. Tanto que ele recebeu inúmeros prêmios e foi divulgado nas listas de ouro da The Condé Nast Traveler Magazine?s.

São cem quartos abastecidos com um refinado conjunto de mobílias antigas e equipamentos eletrônicos modernos. Cada um deles tem em média 90 metros quadrados, sendo que a suíte presidencial tem quase o dobro. Mas o que importa e faz a diferença no Brenner?s é a expertise em tratamentos e terapias corporais de ponta, além da hospitalidade, elegância e profissionalismo de seu staff.

Se o viajante não abre mão da diversidade urbana, a grande pedida é ir para Berlim e ficar no Hotel de Rome, estabelecimento da rede de luxo Rocco Forte, fincado no nobre bairro Unter den Linden. Todo o interior do hotel, composto por 146 amplos dormitórios, foi decorado pelo top designer Tommaso Ziffer. A ambientação é uma repaginada do estilo berlinense, no qual aço e vidro predominam. A inspiração vem do arquiteto neoclássico Schinkel. As cores dominantes são o vinho, azul marinho e bege.

A propriedade também conta com um restaurante italiano, um bar, um extenso centro de bem-estar, uma piscina de 20 metros, sauna, salas de conferência, entre outras regalias que só um hotel de luxo impecável pode oferecer.

Pegando carona na diversidade, mas dessa vez não na urbana e sim na sexual, o Deutsche Eiche, em Munique, é – aliás, sempre foi – o paraíso. Antes de virar um hotel exclusivo para o público gay masculino, o local era um restaurante onde lésbicas, gays e pessoas ligadas à arte gostavam de se encontrar. Isso em 1864…

Hoje o Deutsche Eiche é um marco da cena gay. Por lá já passaram o pop star Freddie Mercury e o diretor Rainer Werner Fassbinder. Por incrível que pareça, o que menos importa são a hospedagem e o restaurante. O hotel ganhou fama por sua badalada sauna The Badehaus, a preferida de seu público alvo, aberta das 14h às 7h.

Ainda em Berlin, o Propeller Island City Lodge foi além do que muitos esperam de uma hospedagem. O local, pensado pelo artista Lars Stroschen, é uma grande obra de arte moderna. A idéia do proprietário não foi criar um hotel design sofisticado, mas apresentar vários ambientes insólitos para inspirar os hóspedes.

No total, são 45 quartos completamente diferentes entre si e ambientações para lá de inusitadas. Algumas suítes têm um pé no surrealismo com camas que parecem flutuar ou no formato de um caixão, outras que ficam suspensas e até se mexem. Em um dormitório, o guarda-roupa vem do teto, em outro o chuveiro fica dentro dele. Mas também tem quarto minimalista, zen ou com gaiola para humanos. Um dos mais procurados tem formato de diamante lapidado com todas as paredes espelhadas, dando um efeito de caleidoscópio. Tudo muito único e original. A criatividade é tanta que o Propeller Island já serviu de cenário para sessões de foto e video-clipes.

Quer saber mais? Consulte os sites www.hotel-schoenburg.com, www.brenners.com/englisch/einleitung.php, www.hotelderome.com, www.deutsche-eiche www.propeller-island.com. E para fazer um tour virtual pela Alemanha, acesse www.visitealemanha.com.

Voltar ao topo