Gravataí mantém a paisagem bucólica das aldeias

Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, Gravataí destaca-se no cenário econômico combinando crescimento e ampliação da qualidade de vida. Servida por três estradas estaduais e uma federal está localizada no coração do Mercosul, a 22km de Porto Alegre.
Cosmopolita ao mesmo tempo em que mantém a paisagem bucólica das pequenas aldeias onde os cidadãos se conhecem pelo nome, Gravataí consegue crescer sem deixar de lado os valores sociais que dão esteio aos grandes pólos de desenvolvimento.
A cidade é rica em belezas naturais e arquitetônicas. Citaremos algumas:

– Morro Itacolomi: O morro Itacolomi é a formação rochosa mais conhecida da cidade e abriga uma fauna e flora variada, em muitos trechos ainda nativa. O lugar costuma ser visitado pelos praticantes de trilhas e também por ecologistas.
– Pampas Safári: É o maior parque-safári da América do Sul. Compreende uma área de 320 hectares, nos quais são distribuídos mais de 1.300 exemplares de animais da fauna mundial. Ao longo dos 10km de estradas, o visitante pode observar de dentro dos veículos uma grande diversidade de animais.
– Museu Municipal: É um sobrado em estilo colonial português de meados do século XIX, sede antiga de uma Atafona. O acervo do Museu é composto basicamente por peças que contam a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí.

A tradicional festa do Divino Espírito Santo, que ocorre no período de Pentecostes, será realizada em Gravataí no dia 31 de maio (domingo), na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos. O evento é antecipado pelo tríduo, nos dias 27, 28 e 29, quando ocorrem as glorificações.