É tempo de baleia franca no Rosa

Divulgação

A baleia franca vem a Santa Catarina para dar à luz.

Há mais de três décadas, amantes do surfe e do ecoturismo elegeram a Praia do Rosa, em Imbituba (SC), como um destino que alia natureza exuberante e conforto. Não bastasse o belíssimo cenário -que lhe rendeu desde 2003 o título de uma das baías mais belas do mundo (www.world-bays.com), o Rosa oferece completa infra-estrutura de serviços, com charmosas e confortáveis pousadas e roteiro gastronômico sofisticado.

Localizada a setenta quilômetros ao sul de Florianópolis (SC) – em meio a morros, dunas, ilhas e lagoas – conta, de um lado, com águas cristalinas perfeitas para o surfe e demais esportes náuticos. De outro, a exuberância da Serra do Mar, que permite cavalgadas, passeios por trilhas ecológicas, observação de pássaros, entre outras opções de lazer.

Encontro internacional

Anualmente, entre julho e novembro, a Praia do Rosa recebe a visita das baleias francas (Eubalaena australis), que deixam as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam o litoral centro-sul catarinense para dar à luz e amamentar seus filhotes. Os filhotes nascem com cerca de cinco metros de comprimento e pesando entre 4 e 5 toneladas. Quando adultos, chegam a 18 metros e cerca de 45 toneladas.

Entre os dias 15 e 19 de setembro, a Praia do Rosa vai sediar o 3.º Encontro Internacional de Operadores de Turismo de Observação de Baleias, da IWWA – International Whale Watching Association, entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade exercer o turismo de observação de baleias de forma profissional e sustentável. O evento será no Ecoresort Pousada Vida Sol e Mar.

Observação

O turismo de observação de baleias (whale watching), que teve início em Abrolhos (BA), na década de 90. Hoje, a atividade se estende por vários destinos, dentre os quais Santa Catarina. No Rosa, os passeios são organizados pela empresa Turismo Vida Sol e Mar, que dispõe de barcos especialmente construídos para esta atividade. Eles partem da Praia de Garopaba, da Praia do Porto ou da Praia de Itapiruba, dependendo da localização das baleias.

Voltar ao topo