Cruzeiros de luxo chegam à Amazônia

v31.jpgFeche os olhos e pense num roteiro pelo Amazonas: o que lhe vem à mente? Um safári fotográfico com direito a assistir de camarote às estripulias de um boto cor-de-rosa? Passeios de lancha por igarapés? Uma tarde dedicada à pesca de piranhas, outra à observação de jacarés? Ou ainda dividir-se na lancha sobre as águas do Negro e do Solimões? Marque todas as alternativas acima e pense num roteiro que pode combinar tudo isso, com as mordomias de um cruzeiro de luxo.

Abra os olhos e imagine um navio. O Grand Amazon vai oferecer isso tudo aos passageiros em cruzeiros de três, quatro ou sete dias pela região, com todas as mordomias que um navio de luxo oferece aos seus passageiros, com diárias que variam de US$ 276 a US$ 470, conforme o tipo de cabine, durante sua primeira temporada, de maio de 2005 a abril de 2006.

O Grand Amazon é um empreendimento de investidores espanhóis e brasileiros, sendo que o Iberostar é o sócio majoritário. O navio, construído integralmente no Brasil no estaleiro Rio Negro, de Manaus, segue características exclusivas para navegação fluvial, assim como as embarcações turísticas que flutuam pelo Rio Nilo, no Egito, e no Danúbio, na Áustria. ?Nossa idéia é poder oferecer um conhecimento maior e mostrar a diversidade turística da Amazônia, principalmente no que diz respeito aos rios Solimões, Amazonas e Negro. E foi preparado com calado pequeno e motores de grande propulsão para poder navegar na região?, conta Orlando Giglio, diretor de marketing e venda da Iberostar.

Com capacidade para 150 pessoas, o navio percorrerá os roteiros programados durante o ano todo, com saídas às quintas-feiras e aos domingos. O novo empreendimento deu oportunidade de emprego a 58 pessoas diretamente dentro das comunidades de Manaus. ?Quase toda a equipe (99%) do navio é da região. E o chef também é brasileiro?, informa o diretor da rede.

Giglio acrescenta que a iniciativa partiu do sócio brasileiro – cujo nome não foi revelado – que já atuava na região com um barco particular, mas percebeu que o serviço ainda deixava muito a desejar, já que, conforme detalha Giglio, atualmente, a maioria dos barcos da região é bastante simples, oferecendo ar-refrigerado só à noite e banho com água do rio. ?A nossa água é tratada e o sistema de esgotos foi feito a partir de tecnologia importada da Alemanha e atende a todas as normas dos departamentos governamentais. Temos licença ambiental para operar e também da Capitania dos Portos para navegar. E no Porto de Manaus, temos uma área de check-in especial para atender aos nossos passageiros?, diz Giglio.

O Grupo Iberostar, cuja sede fica no Rio, já aceita reservas para a temporada inaugural do Grand Amazon. A viagem de estréia ainda não tem data confirmada, mas deverá acontecer na primeira quinzena de maio. ?Já temos contratos com várias agências de São Paulo e do Rio?, diz, revelando que, em breve, o grupo terá mais um navio nos mesmos moldes na região e que deverá operar um segundo roteiro, de Manaus a Belém.

O Grand Amazon vai operar em sistema all-inclusive, em que o valor cobrado pela diária cobre toda a alimentação a bordo (bebidas nacionais e importadas), passeios, atividades de lazer, excursões e palestras programadas. As cabines são equipadas com ar-refrigerado e a decoração segue o estilo ?cruzeiro em alto-mar?, porém, com detalhes que fazem menção à cultura local.

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