Celso Ramos, suas praias e campos

As praias de Santa Catarina são o destino certo de milhões de turistas durante o verão. O estado tem praias limpas, cercadas pela exuberante Mata Atlântica, que agradam tanto quem gosta de curtir a natureza agreste, em ambientes quase desertos, como também aqueles que preferem a agitação das praias de infra-estrutura completa. No litoral norte do estado, no entanto, além dessa diversidade de praias para se tomar banho, há também uma diversidade de paisagens e opções de lazer e entretenimento.

A apenas 46 quilômetros de Florianópolis, o município de Governador Celso Ramos surpreende os turistas com uma paisagem quase surrealista, que integra, em seus 93 quilômetros quadrados de área, a praia e o campo, possibilitando aos visitantes praticar atividades bem distintas, se quiser, em um único dia. Torna possível, por exemplo, curtir a praia durante o dia e, no final da tarde, assistir ao pôr-do-sol participando de uma cavalgada no meio da mata.

A costa do município abrange um total de 23 praias, adequadas para banho e prática de mergulho, windsurf, jet ski e surfe. Entre elas estão algumas bem estruturadas como as famosas praias de Palmas, Grande e Armação, e outras quase desertas como Simão, Fora, Ilhéus, Sesial e Bananeiras. Sua geografia recortada forma também enseadas, pontas e costões, além de dez ilhas, incluindo a do Arvoredo, uma reserva biológica marinha com setecentos hectares de mata, e a de Anhatomirim, onde está situada a Fortaleza de Santa Cruz, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.

A Baía dos Golfinhos está entre os pontos turísticos principais da cidade. Em um passeio de barco pode-se avistar alguns dos oitenta animais que vivem na região.

Influência açoriana

À primeira vista, essa cidade de doze mil habitantes, parece apenas uma pequena aldeia de pescadores, com mares muito calmos e areias brancas. Porém, andando por suas ruas e praias, percebe-se que a cidade tem história, uma história retratada pela arquitetura que remete ao período da colonização açoriana.

Além da Fortaleza de Anhatomirim, é exemplo da influência portuguesa também a Capela de Nossa Senhora da Piedade, construção de 1745, situada no vilarejo de Armação da Piedade.

A gastronomia também é típica açoriana, à base de frutos do mar. Entre os pratos mais servidos aos turistas estão a anchova grelhada, o peixe frito com pirão, a tainha assada na folha de bananeira e o marisco lambe-lambe, uma espécie de risoto com mariscos servidos na casca.

A culinária é um forte atrativo devido à junção de temperos como ervas e urucum e também porque a produção de frutos do mar é abundante. O município se orgulha de ser o maior produtor de mariscos do País. São produzidas anualmente 2,3 mil toneladas do molusco e a previsão é a de que 2003 feche com três mil toneladas. De ostras, são oito mil dúzias por ano. Apesar dessa pesada produção de moluscos, o principal pescado das quatrocentas embarcações que atuam hoje no município é o camarão -são cerca de seiscentas toneladas ao ano.

Voltar ao topo