Cartão pré-pago para bancar o intercâmbio

Você já ouviu falar em cartão de viagens pré-pago? Trata-se de uma opção que viabiliza o pagamento de programas de intercâmbio, em moedas estrangeiras, e que tem como principal vantagem não sofrer as oscilações do câmbio.

O cartão é também uma alternativa para bancar o programa sem precisar recorrer ao financiamento bancário, o que implica em juros altos e acaba encarecendo a viagem.

O cartão pré-pago é destinado justamente àqueles que não têm como pagar à vista o pacote. Pode ser comparado a um carnê de pagamento de uma viagem. “Porém, sem os juros e sem a obrigatoriedade de cumprir datas de vencimento”, diferencia o diretor comercial do grupo Fitta – que oferece o produto -, Luiz Ramos.

A vantagem, neste caso, é que a pessoa deposita o valor no seu próprio cartão quando for conveniente e administra o saldo como preferir, podendo até, em caso de desistência da viagem, sacar o valor total ou utilizar para outros pagamentos.

O cartão oferecido pelo grupo Fitta leva a bandeira Visa (mas há também opções com a bandeira Mastercard). Pode ser carregado em dólares americanos, euros ou libras antes e durante a viagem, de acordo com o que for melhor para o cliente.

“O mais importante é que os valores são computados em uma destas três opções de moedas, assim, a quantia depositada não sofrerá com as oscilações constantes do câmbio”, destaca Ramos.

Se um estudante planeja realizar uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos daqui a um ano, por exemplo, pode adquirir já o cartão e escolher os dias de melhor cotação para carregar, fazendo a recarga quantas vezes desejar. O pagamento é efetuado em real e o valor referente, depositado em dólar.

“Não importa quanto a moeda irá oscilar neste período, pois ao final, o estudante terá a quantia em dólar e utilizará o próprio cartão para efetuar o pagamento da viagem e do curso na mesma moeda, além de poder utilizá-lo como um cartão de débito no país de destino nos estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa”, lembra Ramos. O cartão ainda possui senha e assinatura, o que aumenta a segurança em casos de extravio.

Taxas inferiores

Outras características são a isenção de anuidade e as taxas inferiores – no cartão pré-pago é cobrada taxa de 0,38% de IOF para as cargas. Entre as vantagens, destacam-se ainda o acesso ao saldo e ao extrato online, a reposição em caso de perda ou roubo e um programa de assistência emergencial global.

Esse tipo de cartão também leva vantagem se comparado ao cartão de crédito na hora de pagar as compras, viagens ou refeições extras ao longo do programa. “O uso contínuo dos cartões de crédito habilitados para uso internacional implica no pagamento de taxas e o valor da fatura varia com o câmbio de acordo com o dia de pagamento. É importante ressaltar que a cotação do dólar no dia de fechamento da fatura é quase sempre diferente do dia de pagamento da mesma, dificultando o controle dos gastos”, explica Ramos.