Carnaval tradicional em Santa Teresa

Bairro histórico e tradicional da cidade do Rio de Janeiro, Santa Teresa se destaca como destino turístico sobretudo pelo romantismo de seus moradores, de seus artistas e dos bondes amarelos, responsáveis pela ligação do bairro com o Largo da Carioca – centro da Cidade e ponto de ligação com o metrô.

Em Santa Teresa, o turista estará hospedado em uma casa amiga, usufruindo a melhor vista da cidade, da Baía de Guanabara, do Cristo e do Pão de Açúcar. E estará perto de tudo, das igrejas centenárias, dos parques, dos museus, das praias e da passarela do samba, onde são realizados os desfiles das principais escolas de samba do Rio de Janeiro.

Localização privilegiada também para os visitantes que quiserem conhecer o tradicional Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Santa Teresa abriga alguns dos mais famosos e animados blocos carnavalescos da cidade, que saem pelas ladeiras do bairro já na sexta-feira, dia 20 de fevereiro.

Carmelitas

Um dos três maiores blocos do Rio, o Carmelitas toma conta das ladeiras de Santa Teresa há quatorze anos, sempre na sexta-feira e na terça de Carnaval. De acordo com a lenda divulgada pelos foliões, o bloco sai para dar cobertura a uma freirinha que foge do Convento das Carmelitas, no bairro, para participar da festa e depois de brincar, volta no último dia. Uma das características mais marcantes do bloco são os chapeuzinhos de freira, geralmente usados por homens.

O bloco Cordão do Boitatá sai pelas ruas da Lapa, bairro vizinho a Santa Teresa, no domingo de Carnaval. Desfila sem amplificadores e seus foliões saem sempre fantasiados. Embora não circule por Santa Teresa, foi criado com a ajuda de moradores do bairro.Um dos mais antigos blocos do bairro, o Badalo de Santa Teresa – tem 32 anos – cresceu tanto que hoje participa do desfile “oficial” de blocos do Rio, na Avenida Rio Branco, centro da cidade, na segunda-feira. Seus integrantes, porém, continuam sendo moradores de Santa Teresa, que descem as ladeiras do bairro para festejar.

Na segunda-feira também é dia do Céu na Terra, bloco que sai pelas ladeiras de Santa Teresa há quatro anos, carregando estandartes e, muitas vezes, pegando carona do bonde.

Hospedagem

Uma dica para quem quer passar o Carnaval no Rio, conhecer de perto a folia de Santa Teresa, mas não quer gastar muito é se hospedar no Cama e Café, primeira rede de bed and breakfast do Brasil, localizada no tradicional bairro carioca. Tipo de hospedagem comum na Europa e nos Estados Unidos, na qual o hóspede é instalado na casa de um morador da região, o Cama e Café reúne 45 casas em Santa Teresa que oferecem quartos, apartamentos com banheiro privativo e suítes (apartamentos com ante-sala), todos com direito a um café da manhã caprichado. Ao todo são trinta quartos, 25 apartamentos e cinco suítes. Os pacotes, incluindo hospedagem em quarto duplo durante os quatro dias de folia, custam entre R$ 520 e R$ 1.440.

No sistema do Cama e Café, o visitante escolhe a casa para onde vai, por meio de um questionário que determina o seu perfil e o ajusta ao do anfitrião. E não são raros os casos em que hóspedes e anfitriões acabam amigos, dividindo a mesa do café e, quase sempre, os passeios pela cidade.

O turista pode escolher um quarto standard ou um apartamento de luxo e ter exatamente o mesmo tratamento de qualidade, que inclui a recepção no aeroporto com pessoal uniformizado e treinado. A opção quarto, por exemplo, pode ser bastante convidativa, já que alguns deles oferecem móveis sofisticados em casarões centenários, com piscina e ar-condicionado, o que torna a questão do banheiro privativo quase sem importância.

No primeiro ano de operação da rede, mais de quatrocentos turistas se hospedaram em Santa Teresa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2221-7635, pelo e-mail booking@camaecafe.com ou no site

www.camaecafe.com.

Voltar ao topo