Campo Largo cria Conselho de Turismo

Empresários de Campo Largo criaram o Conselho de Turismo da cidade, que visa discutir e executar projetos para organizar e fomentar os negócios na área de turismo. A idéia é receber bem o turista que não pode viajar para longe. “Esse é o momento ideal para mostrarmos que a cidade oferece excelentes oportunidades de lazer”, relata o diretor da Altaventura Arvorismo, Trilhas e Natureza (complexo de ecoturismo e esporte de aventura), Fábio Barros.

Para atrair esse público, ele, que é um dos membros do Conselho de Turismo, ampliou a estrutura de atendimento e o leque de opções aos visitantes. “Agora, além do arvorismo (prática de caminhada em altura com ajuda de cabos de aço e equipamentos de montanhismo), temos também as trilhas na floresta e o rapel em montanhas e cachoeiras de até 35 metros”, conta.

Ao todo, os investimentos feitos por Barros somam cerca de R$ 150 mil. Segundo ele, cerca de 35% dos visitantes de seu complexo turístico são curitibanos em férias sem tempo ou situação financeira para viajar para longe da capital.

Outra empresária que está apostando nos turistas das cidades próximas é Maria Teresa Maier, dona dos chalés Fritz e Frieda. A hospedaria fica em uma chácara localizada na região de Bateias que oferece aos visitantes atrativos inusitados.

A proprietária conta que em sua chácara o turista tem a oportunidade de conhecer a rotina de um sítio. O visitante aprende desde como se planta um pé de erva-mate até como é preparada a farinha de milho (biju).

Maria Tereza diz que a idéia é que a pessoa busque sua própria verdura na horta, seu leite no curral e assim por diante. Os chalés estão equipados com fogões, geladeiras, fogões a lenha, quartos, varandas, copa e sala. O local oferece ainda caminhadas pela mata, cavalgadas, programação rural (o turista participa da rotina do agricultor), uma pista de boliche e uma quadra de futebol. “Aqui o turismo pode viver em outra realidade, mais saudável e relaxante”, explica Maria.

“Dentro de tantas ofertas de lazer inusitadas, Campo Largo vai aos poucos mostrando seu potencial turístico. A participação de pessoas como Fábio Barros e Maria Tereza Maier vem acrescentando ainda mais a potencialidade da região”, explica Thiago Beber, responsável pela difusão do turismo da Secretaria Municipal de Campo Largo.

Outras opções

A cidade oferece opções de lazer variadas. Na gastronomia, por exemplo, é famosa a vaca atolada, comida típica preparada à base de carne bovina com molho feito com iguarias da região.

Na região, há também uma estância hidromineral, a Ouro Fino, onde o turista pode tomar um banho nas várias piscinas de água mineral e preparar o almoço em uma das churrasqueiras disponíveis.

Dentro do roteiro turístico da região existem inúmeras pousadas, para todos os gostos. O turista pode escolher entre uma pousada para descanso com piscinas de água mineral ou passar um final de semana como um agricultor, praticando atividades rurais como cuidar de hortas, preparar farinha de milho e cuidar dos animais.

Voltar ao topo