Bixiga preserva o gostinho da Itália

Três restaurantes transformaram a pequena Rua Avanhandava, em São Paulo, cercada de teatros e dos melhores hotéis, em um dos locais mais agradáveis e fervilhantes da capital paulista, onde celebridades e anônimos compartilham o melhor da gastronomia italiana e a tradição boêmia do bairro do Bixiga, na região central.

Quem já foi a São Paulo para fazer compras, a trabalho ou mesmo a lazer conhece a característica da cidade de concentrar determinados tipos de comércio em ruas e regiões específicas. Pois foi como bairro boêmio, reduto de teatros, cantinas e próximo a grandes hotéis, que o bairro do Bixiga (ou Bela Vista) ganhou fama. E é nesse pedacinho da Itália encravado no centro da cidade que está a Avanhandava, rua que nos últimos anos vem irradiando charme pela região. Em seus poucos mais de cem metros, ela concentra três megasucessos da gastronomia italiana na cidade: os alegres restaurantes Famiglia Mancini, Walter Mancini e Avanhandava 34, todos “filhos” do famoso restaurateur Walter Mancini.

Juntos, os três estabelecimentos recebem milhares de clientes por mês, provenientes de todos os cantos do planeta, com uma fórmula irresistível: boa comida, boa música, ambientes acolhedores e uma das mais altas concentrações de artistas da cidade.

Recém-inaugurada, a Pizzaria Avanhandava 34 é a novidade da rua e já nasceu um clássico, seguindo os passos do tradicional Famiglia Mancini, o primeiro restaurante aberto por Walter há mais de vinte anos e que hoje é uma espécie de lenda gastronômica na cidade. A Avanhandava 34 representa a elevação das pizzarias a outro status, com salas espaçosas e a ambientação que mistura despojamento e sofisticação: vitrais, muros com pastilhas, o imenso lustre feito sob medida do salão principal, a coleção de jarros garimpada na Bahia, o piso de madeira feito a partir de cruzetas de postes antigos, as vitrines com especiarias, e o belo o jardim em estilo italiano.

E, é claro, as maravilhosas pizzas, que consumiram um longo período de estudos e testes. “Nos últimos três anos testamos molhos, massas, recheios e formatos, até chegarmos ao que consideramos a fórmula certa”, conta o perfeccionista Walter Mancini.

O resultado são sabores delicados e de raro equilíbrio, como a pizza de queijo de cabra com mostarda em folhas ou a de abobrinha com parmesão. Tudo preparado sob o comando do experiente chefe pizzaiolo Francisco Pedrosa, um dos mais conhecidos da capital paulista pela habilidade de abrir a massa na mão. Pedrosa utiliza um forno a 400 graus em uma cozinha de preparo à vista do cliente. A massa, que leva azeite, é crocante por fora e macia por dentro. Para evitar que amoleça ao ir para a mesa, o restaurante utiliza protetores especiais, nos quais pequenos furos laterais permitem a saída de vapor.

Além de todos esses cuidados que por si sós são capazes de conquistar os clientes, Walter Mancini é conhecido pelo “algo mais”, a marca que imprime a cada um dos seus restaurantes. Foi ele o responsável por dar nobreza aos antepastos com a criação, no Famiglia Mancini, de um balcão sortido com mais de cem delícias importadas, onde o cliente serve-se à vontade e paga por peso. Foi também o primeiro dono de restaurante a estabelecer uma relação de parceria com artistas em temporada na cidade, com o apoio a mais de cem peças de teatro e espetáculos musicais nas duas últimas décadas. Com isso, seus estabelecimentos acabaram ganhando a fama de ponto de encontro de celebridades.

Walter também inovou ao mostrar que comida e boa música ao vivo podem conviver em harmonia, convidando músicos experientes a criar uma trilha sonora repleta de jazz, choro e MPB no elegante Walter Mancini Ristorante e na Avanhandava 34. No Walter, a feijoada com chorinho dos sábados faz sucesso desde a abertura da casa, em 2001. Na pizzaria, dois pianos de cauda ocupam lugar de honra.

Outros serviços exclusivos dos três restaurantes da Avanhandava são a postagem gratuita de cartões-postais dos clientes para qualquer parte do mundo, parcelamento da conta em três vezes no cartão de crédito e transporte grátis de clientes hospedados nos hotéis da região, por meio de van e microônibus.

Há mais de vinte anos instalado na rua, a ponto de hoje ser chamado de “o rei da Avanhandava”, Walter acredita que o centro da cidade abriga um glamour todo especial, já que sua experiência com a pequena rua mostra que a região, com sua carga de história e cultura tem grande apelo, bastando investimento e dedicação.

SERVIÇO

Avanhandava 34

– Rua Avanhandava, 25 (Centro/Bela Vista), telefone: (11) 3231-0033.

Funcionamento: domingos, segundas e terças 18h/1h; quartas e quintas 18h/2h; sexta e sábado 18h/3h.

Cardápio: pizzas em tamanhos individuais (mussarela, aliche e calabresa) e padrão, com destaque para a de queijo de cabra, preparada com molho de tomate, queijo de cabra e dill; à Marietta (molho de tomate, mussarela, abobrinha fatiada, salpicada de parmesão) e a coração de palma, feita com molho de tomate, mussarela, palmito, cebolinha verde picada e funghi di moschio. Site: www.avanhandava34.com.br

Famiglia Mancini

– Rua Avanhandava, 81, telefone: (11) 3256-4320.

Funcionamento: aberto diariamente a partir das 11h30. De domingo a quarta, até a 1h; às quintas, até as 2h, sextas e sábados, até as 3h.

Cardápio: típico de cantina italiana, com assados como a perna de cabrito ao forno e massas como a conchiglia ao quadrifoglio e espaguete com frutos do mar. Site: www.famigliamancini.com.br

Walter Mancini Ristorante

– Rua Avanhandava, 126, telefone: (11) 3258-8510.

Funcionamento: aberto diariamente a partir das 11h30. De domingo a quarta, até a 1h; às quintas, até as 2h e às sextas e sábados, até as 3h.

Cardápio: alta gastronomia italiana, como Gamberetto flambé alla salsa di manga (camarões flambados ao molho de manga), Ossobuco alla genovese com taglierine al pomodoro (ossobuco à moda genovesa com massa fresca e molho de tomates frescos) ou Ravioloni di manzo ai funghi (massa fresca com recheio de vitelo em molho de cogumelos). Site: www.waltermancini.com.br.

Voltar ao topo