Belezas do Nordeste são cenário para novela

 

É comum ouvir dizer que alguns lugares do Nordeste são tão lindos que parecem cenas de cinema. Mas nos últimos dias, o que mais se diz é que as paisagens são cenas de Novela. Tudo porque a nova trama da Rede Globo fez algumas locações no município de Piranhas, em Alagoas, e em Canindé do São Francisco, em Sergipe.

Entre uma cidade e outra está o Rio São Francisco, e principalmente a Usina Hidrelétrica de Xingó, a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco. Distante 290 km de Maceió, Piranhas está localizada no alto sertão alagoano. Uma cidade com cara de cartão postal. Com casas coloridas, igrejinhas nos altos dos morros, e o rio, que passa margeando as casas. Pra complementar tudo isso, tem o povo hospitaleiro, que está cada vez mais apto para receber os turistas.

A cidade tem mais de cem anos, e a história está em cada viela, em cada telhado das casas, seja ele com beira, ou sem eira nem beira, e principalmente no Museu do Sertão, onde estão expostas cartas, e alguns objetos usados pelo cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”. Foi em Piranhas que a cabeça do principal herói – bandido, junto com as do seu bando foram expostas e fotografadas.

Mas não é só de histórias do passado que a cidade sobrevive. A prefeitura do município investe em arte, e é lá que foi construído o primeiro Conservatório de Musica de Alagoas. Prestes a completar dois anos de inauguração, as atividades acontecem em um casario, onde o imperador Dom Pedro II, durante sua passagem por Alagoas, ficou hospedado. Em cada peça da casa há registros da visita ilustre, no entanto, muito mais do que isso, o que chama a atenção é que por onde se passa, percebe-se que os jovens alagoanos respiram e transpiram musicalidade, e o responsável em descobrir estes talentos é o multi-instrumentista e maestro Egildo Vieira.

O músico é uma espécie de Hermeto Pascoal e professor Pardal. Ele mesmo cria os seus instrumentos e estimula seus pupilos a fazer o mesmo, e obviamente tocá-los, e por sinal, o fazem muito bem. O trabalho desempenhado diariamente no conservatório é colocado em pratica nas noites quentes e agradáveis de Piranhas. Todas as sextas e sábados acontecem apresentações artísticas, não só para os turistas, mas quem chegar pode curtir o show, que termina sempre com um bom forró pé de serra.

A jovem prefeita Melina Freitas, de apenas 22 anos de idade, apesar de outras pessoas do seu clã já estar no poder há bastante tempo, tem se mostrado inovadora, e com idéias próprias, fazendo da sua administração algo inovador, pensando no futuro, investindo na juventude, e principalmente no turismo, pois belezas naturais e hospitalidade do povo, Piranhas tem de sobra.

Na cidade há várias opções de hotéis, além de pousadas charmosas que oferecem conforto, bons serviços e simpatia por um preço atrativo. Alguns turistas preferem outra forma de hospedagem, que é o aluguel de residências. Dependendo do número de pessoas e a quantidade de dias que ficarão na cidade, o aluguel pode valer a pena, já que possibilita reunir os amigos ou a família em um imóvel mobiliado, equipado e com boa estrutura de lazer.

Os cânions do São Francisco

Enquanto o catamarã desliza pelas águas tranqüilas do Baixo São Francisco, o guia vai anunciando com orgulho cada paisagem que vai ficando para trás lentamente, ao fundo, as melhores músicas do cancioneiro nordestino e de tempo em tempo o garçom serve petiscos, entre eles espetinho de carne de bode e carne de sol.

O passeio dura cerca de duas horas, mas tudo isso: o conforto, o clima, a hospitalidade e a vivência nordestina não são capazes de sucumbir a maravilhosa vistas dos Cânios de São Francisco. O lugar é paradisíaco, com águas verdes e paredes enormes de rochas de cores diferentes. No meio dos paredões o rio segue, e é possível fazer passeios com pequenos barcos que deixa o contato com a natureza mais intenso.

Além do catamarã, turistas podem passear de lanchas, escunas e mergulhar nas águas claras e quentes. Durante o caminho, em cada trecho as belezas naturais vão surgindo. Cachoeiras, praias fluviais, trilhas ecológicas, e até as pequenas vilas de pescadores.

Os cânions surgiram depois da construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó. Os paredões se estendem por mais de 60 quilômetros de extensão. E tanto Piranhas, quanto Canindé de São Francisco foram agraciadas, pois estão as margens do Velho Chico e ganharam os cânions que tranqüilamente pode ser considerado ums dos lugares mais belos do Brasil..

Lampião: Herói ou bandido?

A pergunta é feita todos os dias, não só pelos turistas que passam pela cidade, mas inclusive pelos guias, que tem que respondê-la sempre, e nunca sabem exatamente qual a qualificação a dar a Virgulino Ferreira da Silva, o homem que tinha cigarrilha de prata, usava perfume francês, e vivia no sertão nordestino ao lado da amada Maria Bonita, escondido na caatinga, fugindo da polícia.

Se por um lado ele era considerado bandido por que comandava um bando e praticava assaltos, por outro, era lembrado pela população mais pobre, pois roubava os ricos e de certa forma, fazia uma justiça que a maioria do povo queria fazer, mas não podia.

Depois de sua morte, a cabeça dele e de outros seis cangaceiros foram expostas em Piranhas, e até hoje, ele é lembrado, tanto que no Museu do Sertão, ele tem uma sala exclusiva, com seus objetos e diversas fotos, inclusive a que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Pelo simples fato de despertar a curiosidade do povo e levar turistas para o município, pode ser considerado um herói.

Piranhas está a 290 quilômetros de Maceió, e quem quer ter uma viagem tranqüila, e com reservas garantidas nos melhores hotéis e pousadas da cidade, tem como opção contratar os serviços da WS Turismo.

Além de Piranhas, a empresa atende o todo o litoral alagoano, desde Maragogi, no norte até a Foz do Rio São Francisco.

Mais informações diretamente no www.wsturismo.com.br ou pelo e-mail wsturismo@wsturismo.com.br.