Balneário Pinhal (RS) vai criar roteiro turístico do mel

Empresários do turismo e produtores de mel de Balneário Pinhal, cidade do litoral gaúcho, se uniram para formatar um roteiro turístico com foco nas duas atividades. A iniciativa já ganhou até nome: “Roteiro Turístico Ecomel”, destino que contempla as paisagens litorâneas, a história, a gastronomia e a vocação do município para produzir mel da florada de eucalipto.

O objetivo da ação coletiva é fortalecer o crescimento econômico do município, divulgando atrativos ainda pouco conhecidos pelos turistas. Os empresários do turismo participam do projeto “Pólo de Turismo do Litoral Norte Gaúcho” e os produtores de mel integram o projeto “Apicultura do Litoral Norte em Balneário Pinhal”. Ambos têm o apoio do Sebrae no Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Balneário Pinhal.

O projeto ‘Pólo de Turismo de Litoral Norte Gaúcho’ tem a participação de grupos de artesanato, gastronomia e meios de hospedagem. “O Rio Grande do Sul tem se preocupado com as questões turísticas e os empreendedores estão se posicionando nesse setor. Esse roteiro representa o resultado de um trabalho que vem sendo construído em conjunto”, diz a gestora do projeto, Camila Ferraz Jacques.

O Ecomel ainda está em fase de conclusão. No entanto, alguns pontos já foram definidos. O roteiro inclui passeio pelas dunas de fronteiras, situadas defronte ao mar; e pelas dunas de lagoas localizadas próximas à região de Serra. Também é possível ir ao mirante de seis metros de altura para ver as lagoas Rondinha e Cerquinha.

Divulgação
Lagoa da Rondinha

O turista também poderá conferir também a imagem de cinco metros de altura de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores. Na parte de apicultura, o roteiro terá visitação ao quiosque do mel para a aquisição de produtos. No local, os turistas poderão participar, junto com um apicultor, da coleta do produto. Balneário Pinhal produz cerca de 5 toneladas de mel por ano.

Haverá ainda uma visitação ao centro de Balneário Pinhal para conhecer monumentos temáticos da cidade e visita ao túnel verde, formado por dezenas de eucaliptos perfilados numa extensão de 3 5 quilômetros. O roteiro Ecomel as questões culturais e históricas com a preservação do meio ambiente. Por isso, durante todo o roteiro os turistas estarão acompanhados de uma historiadora e de uma bióloga.