Baependi é um convite para se deslumbrar com as cachoeiras

Localizado no Sul de Minas, Baependi é uma das poucas cidades da região que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares.

A religiosidade ocupa lugar de destaque como um dos fatores que mais atraem os visitantes, uma vez que Baependi foi o lugar onde a serva de Deus, Nhá Chica, concedeu suas graças, hoje em dia inúmeras romarias de diversas partes do país têm como destino o Santuário de Nhá Chica, onde também se encontram seus restos mortais.
Nem mesmo quem é festeiro por natureza vai ter do que reclamar, a festa já começa no Reveillon, uma linda comemoração na Praça Monsenhor Marcos, no mês seguinte, acontece o carnaval, conhecido por manter as tradições dos tempos passados, em seguida dá-se início a Semana Santa, que é sem dúvida alguma a melhor da região, no mês de julho acontece o prestigiado Festival Cante e Conte, um vente que visa difundir a cultura em todos os seus aspectos.
A cidade convida os Foliões de Reis a participar do 1º Festival de Companhia de Reis, no dia 18 de abril de 2009.

Segue alguns pontos turísticos da cidade:
– Cachoeira de Itaúna: Uma das mais belas cachoeiras de Baependi. Tem campo de futebol e funciona um bar no local.
– Pico do Canjica: O Pico do Canjica com 2.357 metros é um dos maiores da região. Nas enconstas da serra podemos avistar de longe a cachoeira do Cavalo Baio.
– Serra da Careta: Para se chegar a Serra da Careta é necessário seguir em direção ao bairro Vargem. Um guia é aconselhado para a caminhada até o topo da serra com 2.050 metros de altitude. A Serra da Careta proporciona uma privilegiada vista de todas as serras altas da Mantiqueira.
– Canyon do Cavalo Baio: Está localizado na Serra do Canjica dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio. Sua nascente está a mais de 2.200 metros de altitude. A cachoeira do Cavalo Baio que da nome ao canyon é a segunda maior do Estado de Minas com 215 metros de queda. É a maior via de rapel do Brasil, 1.050 metros de desnível. Para se chegar a este local de difícil acesso, um guia é indispensável.