Aula de lazer nas férias escolares

Férias é época de descansar dos estudos, mas não necessariamente de largar a turma da escola. É que o período remete a viagens organizadas pelos colégios com o objetivo de confraternizar os alunos, promover momentos de lazer ou, ainda, auxiliar nos projetos pedagógicos por meio da vivência em locais que têm tudo a ver com o aprendizado.

Os destinos de viagens em turma são variados e dependem do que cada grupo quer vivenciar. As trips de formatura, por exemplo, bastante comuns para comemorar a fase de passagem, quase sempre acontecem em praias badaladas, como Porto Seguro, na Bahia, reduto do turismo juvenil, ou ainda em resorts e estâncias de águas termais – que em geral fecham para as turmas e montam programações especiais destinadas a cada faixa etária, com direito a baladas e atividades durante todo o dia.

As viagens com fins pedagógicos também se concentram em destinos onde é possível aliar turismo e divertimento ao aprendizado. Há propriedades rurais no interior de São Paulo, por exemplo, dotadas de vasta área verde, espaços dedicados ao fomento educacional e que trabalham especificamente com grupos escolares. Além disso, roteiros como a Serra do Mar paranaense ou o Parque Estadual de Vila Velha se encaixam neste tipo de viagem.

“O turismo pedagógico busca desenvolver o espírito crítico dos alunos em situações como o simples fato de arrumar a cama, de se organizar em equipes, por meio de situações de liderança, de tomada de decisão – isso tudo sempre acompanhado do lazer”, explica o turismólogo Guilherme Herradon, da Grandtour Viagens e Turismo, de Maringá, especializada em viagens de estudos.

Quando a viagem tem fins educacionais, geralmente agrega conteúdos trabalhados em sala de aula e leva o acompanhamento de guias com experiência pedagógica. “Na viagem, o aluno vê na prática o conteúdo, e com certeza o conteúdo que se vivencia dificilmente é esquecido”, enfatiza Herradon.

Hora de comemorar

Já as viagens de formatura têm como objetivo principal a diversão. No entanto, convivência, colaboração e atividades em grupo geralmente fazem parte do roteiro – já que o que vale é a interação da turma.

“Os jovens procuram viagens que aliem lugares turísticos a diversão, festas e gente comum à tribo deles”, explica um dos diretores da Forma Turismo, de São Paulo, Fábio Depret. A agência trabalha especificamente com viagens desse tipo.

Além de destinos de praia e resorts, nesse tipo de viagem entram também parques, como a Disney, em Orlando, cruzeiros universitários ou, ainda, cidades turísticas como Bariloche, na Argentina, que garantem divertimento em suas estações de esqui.

“Fazemos uma verdadeira concentração nos locais para criar uma programação específica a cada faixa etária. Não misturamos os públicos para que eles possam se divertir à vontade e há tratamento especial, como cardápios específicos, alteração nos horários de café da manhã, para que possam aproveitar as festas até mais tarde, e acompanhamento em tempo integral para garantir a segurança”, explica Depret.

Festas animadas, mas com monitoramento

No Club Med Rio das Pedras (RJ) adolescentes passeiam de caiaque e praticam esqui aquático e wakeboard.

A tão sonhada viagem de formatura ganha ares de total liberdade nos resorts. Empreendimentos grandes e fechados são preferidos porque neles os alunos experimentam a sensação de não se sentirem reprimidos, embora sejam constantemente monitorados.

O Aguativa, por exemplo, perto de Londrina, norte do Estado, recebeu, no ano passado mais de 4,5 mil estudantes. As festas durante a estada dos formandos são animadíssimas – mas sem bebidas alcoólicas. Para cada grupo de estudantes, o hotel prepara uma programação com atrações especiais, de acordo com a faixa etária.

As atividades incluem gincanas, esportes, passeios ecológicos, teatro, shows ao vivo, boate com DJ e jantares temáticos. Além disso, esportes de aventura, como arvorismo, tirolesa, arco-e-flecha, paintball e mergulho contemplativo, trabalham aspectos como superação de dificuldades, iniciativa e liderança. Informações: www.aguativa.com.br ou (43) 3520-7000.

Clube Med

Entre o mar e montanha, no litoral sul do Rio de Janeiro, o resort Club Med Rio das Pedras é um verdadeiro centro esportivo que tem tudo a ver com adolescentes. Esqui aquático, wakeboard e caiaque são algumas das atividades para eles.

De acordo com Fábio Depret, da Forma Turismo, o local é ideal para formandos do ensino fundamental, na faixa dos 14 anos. Quando eles tomam conta do hotel, há atividades ao longo de todo o dia e festas à noite. “Tudo acompanhado pelos monitores e com segurança”, explica. Informações: www.clubmed.com.br ou 4002-2582. (LM)

No interior de SP, um resort cheio de atividades pedagógicas

Resort pedagógico Sítio do Carroção (SP) promove atividades que trabalham diversas áreas do conhecimento.

O Sítio do Carroção, localizado na cidade de Tatuí (SP), a 150 quilômetros da capital paulista, se intitula como o único resort pedagógico do Brasil. O sítio é um acampamento exclusivo para crianças onde todas as atividades são monitoradas e onde são trabalhadas diversas áreas do conhecimento.

Lá fica o maior aquário particular do País, totalmente regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O resort conta ainda com uma minipista de Fórmula 1, um toboágua de mais de cem metros de comprimento, uma gruta com água quente e uma super discoteca.

“Enquanto os alunos se divertem no local os pais podem acompanhar ao final de cada dia as melhores fotos e até um vídeo do grupo”, afirma Guilherme Herradon, da Grandtour. Informações: www.carrocao.com.br. No site há uma janela para contato telefônico e dados sobre os projetos educacionais desenvolvidos no local.

RepLago

No RepLago (SP), a grande atração é o lago de 220 mil metros quadrados, onde a criançada pratica esportes aquáticos.

No Repúbllica Lago (RepLago), espaço de lazer sediado em Leme, a menos de 200 quilômetros de São Paulo, a grande atração é o lago de 220 mil metros quadrados.

Nele são desenvolvidas diversas atividades aquáticas, como o Acqua Jump (uma cama elástica inflável, posicionada dentro da água), passeios de banana boat, caiaque e esqui aquático. Lá, os estudantes também praticam arvorismo, andam de bicicleta em trilhas e contam com ateliês para desenvolver atividades artísticas.

Diversão e aventura também são possíveis com o paredão de escalada, espaço para prática de esportes e danceteria. A estrutura pode ser utilizada para viagens tanto de formatura como de fins pedagógicos, já que o RepLago desenvolve também projetos educacionais. Informações: www.replago.com.br ou
(11) 3818-6600. (LM)

Projetos no PR destacam alimentação e meio ambiente

O Estado também possui projetos que aliam passeio e educação. Em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, há a Turma da Marianinha (www.turmadamarianinha. com.br), um local dedicado inteiramente à reeducação alimentar.

Lá os alunos recebem informações sobre alimentação, passeiam ,pela horta, recebem instruções sobre higiene alimentar e obesidade infantil – tudo em clima de diversão.

Em Curitiba, o espaço Mikewood (www.mikewood.com.br) é totalmente dedicado à educação ambiental. A estação ecológica da Fundação O Boticário, no litoral, também se destaca como reserva bastante requisitada pelas instituições de ensino.

O próprio passeio pela centenária estrada de ferro Curitiba – Morretes -Paranaguá apresenta-se como um rico roteiro de viagens de estudo. Outros roteiros pedagógicos trabalhados no Estado são o Parque Estadual de Vila Velha, a histórica cidade da Lapa e Foz do Iguaçu.