Antonina promove a 7.ª Festa do Barreado

Antonina, no litoral do Paraná, realiza de 10 a 13 de outubro a 7.ª Festa do Barreado, juntamente com a Associação dos Proprietários de Restaurantes e com o apoio da Prefeitura Municipal. Será uma boa oportunidade para o turista degustar o prato típico paranaense, cozido em panela de barro, como manda a tradição.

No folclore paranaense, o barreado é símbolo de fartura, festa e alegria. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de farinha e cinza, para evitar que o vapor escape e o cozido não seque depressa, influência da gastronomia portuguesa. No entanto, algumas pessoas dizem que o nome foi dado porque o prato é cozido em panela de barro.

Em Antonina, o costume era fazer o barreado somente no Carnaval, tradição mantida por muitos anos. Somente a partir da década de sessenta, quando grupos de pessoas saudosas do barreado passaram a solicitar seu preparo em outras épocas do ano, alguns restaurantes capelistas se especializaram no prato, transformando-o no carro-chefe de seu cardápio.

Os ingredientes do barreado são carne, toucinho e temperos. Seu cozimento leva cerca de doze horas e costumava-se tocar sino e soltar foguetes na hora da abertura da panela. Na festa deste ano haverá, no dia 10, a abertura da panela oficial com toque de sino e muito foguete. Durante a festa, o barreado será servido nos restaurantes da cidade ao preço de R$ 8,50 por pessoa, no almoço e no jantar.

Voltar ao topo