Abav comemora 50 anos em 2003

A Exposição de Turismo Abav 2003 terá uma comemoração especial: o cinqüentenário de existência da Associação Brasileira de Viagens (Abav). A origem de uma das maiores entidades da indústria do turismo na América Latina data de 28 de dezembro de 1953, quando quatorze agências se reuniram no Rio de Janeiro para fundar a Abav.

Hoje, a associação reúne três mil empresas, distribuídas em todos os estados e Distrito Federal, representando 80% do movimento de mercado.

Além de participar de todas as reuniões entre a iniciativa privada do turismo e o governo brasileiro, a Abav tem representantes nas principais entidades mundiais, como a Confederação das Organizações Turísticas da América Latina (Cotal), a Federação Universal de Associações de Agências de Viagens (FUAAV) e a Organização Mundial de Turismo (OMT).

A Abav é representante de uma das maiores redes distribuidoras de produtos do mundo: um setor de sete mil empresas em todo o Brasil, responsáveis por cerca de 35 mil empregos diretos e mais de cem mil empregos indiretos. O segmento é fundamental ao mercado pois é responsável por cerca de 80% da comercialização de passagens aéreas do País e 90% das reservas de hotelaria para visitantes estrangeiros.

Para chegar ao respeito internacional, a Abav trilhou um caminho constante para o fortalecimento do turismo nacional. Entre as bandeiras de luta das agências, a Abav posicionou-se em 1986 – e obteve êxito – contra a eliminação de exigências para a concessão de registros de agências de viagens, um decreto que comprometeria a capacitação profissional.

Outra importante vitória da entidade, agora em 2002, foi a conquista da opção pelo Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte) às agências de viagens, nas mesmas condições estabelecidas pela Lei n.º 9.317. A entidade também conseguiu manter as comissões de vendas de passagens aéreas, apoiando ações judiciais em vários estados brasileiros contra as transportadoras aéreas – que chegaram a reduzir o comissionamento para 6% e 7%, enquanto o estabelecido era de 9% e 10%.

A Abav investiu na capacitação profissional ao criar seu próprio instituto de cursos, o Icabav. Neste ano, firmou acordo para criar a certificação profissional em parceria com o Instituto de Hospitalidade – uma organização sem fins lucrativos e com respaldo internacional da Unesco, da Organização Internacional do Trabalho e do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC).

Atualmente, a Abav participa de projetos de desenvolvimento do turismo receptivo. A prova de sua força representativa está explícita todos os anos com a realização do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo – o maior e mais importante evento profissional do setor na América Latina. Na edição de 2002, que aconteceu no mês de agosto em Recife, a Abav recebeu quinze mil participantes entre agências de viagens, operadoras turísticas, locadoras de veículos, entidades oficiais de turismo nacionais e internacionais, companhias aéreas, hotéis, administradoras de cartões de crédito e imprensa especializada.

Em 2002, deu importante passo para a internacionalização da Exposição Abav ao assinar carta de intenções com a feira alemã ITB Berlin – a maior do mundo com oito mil expositores. Para entrar no calendário mundial e internacionalizar seu evento, a Abav escolheu o Rio como sede fixa da exposição a partir de 2003.

Voltar ao topo