A beleza do Complexo Ecológico de Americana

Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII. A imigração norte americana, a partir de 1865, marca um período de desenvolvimento no campo da agricultura, com o aprimoramento do cultivo do algodão, da educação e em atividades médicas e odontológicas.

Os imigrantes italianos (1887) muito colaboraram nos serviços da lavoura, e posteriormente na indústria têxtil. Construíram a 1ª Igreja de Americana em meados de 1896. Destacam-se também os imigrantes alemães, com sua Mão de obra especializada.

Na década de 1930 iniciou-se em Americana a modalidade de trabalho à fação, o que caracteriza o desenvolvimento da cidade baseado num grande número de pequenas empresas têxteis. Americana passou a ser conhecida como a Capital do Rayon e um dos mais importantes pólos têxteis do país.

Proporcione momentos especiais, observando raros e intrigantes aspectos da vida animal e vegetal, de diferentes regiões do planeta, em um lugar único – Complexo Ecológico Municipal de Americana. Formado pelo Parque Ecológico Municipal Cid Almeida Franco pelo Jardim Botânico Municipal Prefeito Carroll Meneghel e pelo Horto Municipal. São 3 unidades interligadas, com uma área de 210.000m².
O Zoológico abriga aproximadamente 500 animais de 100 espécies diferentes. É o lar de diversos grupos de animais, muitos deles raramente vistos em outros zôos.
O Jardim Botânico Municipal, com uma área de 90.000m², possui 8.500 mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas.
Outra área do complexo é o Horto Municipal, localizado na parte oeste do Jardim Botânico, possui um amplo espaço para o cultivo, manejo e produção de mudas de árvores e arbustos que abastecem as praças e jardins da cidade.