Vem aí uma nova opção de armazenamento de dados

O leitor mais ligado na área de computação certamente já ouviu o termo cloud computing (computação em nuvem). Àqueles que não conhecem, a designação desta palavra significa armazenamento de dados feito em servidores espalhados mundo afora.

A qualquer momento em que você quiser acessá-lo, basta acessar ao website, sem a necessidade de instalar programas, serviços e armazenar dados. Se o conceito estiver, com o perdão do trocadilho, nebuloso, é bem provável que você já tenha utilizado a computação em nuvem. Sites como Google, Orkut, Facebook, Twitter, Gmail, entre tantos outros, utilizam esta ideia do cloud computing.

Como neste meio a evolução é uma constante, surge agora uma nova ideia de computação em nuvem, porém agora voltada para empresas e indústrias. Trata-se do Private Cloud (nuvem privada), que promete reduzir custos e espaço. Para explicar este novo conceito, que está chegando ao Brasil, a EMC Corporation, uma das maiores empresas em armazenamento e gerenciamento da informação, organizou um fórum, em São Paulo.

De acordo com o responsável técnico para prática de virtualização da EMC no Brasil, Rodrigo Gazzaneo, este modelo representa o futuro para a Tecnologia da Informação (TI). “A nuvem privada pode e deve ser aplicada hoje. Isto vem se mostrando viável e acredito que será uma tendência mundial em breve”, afirma.

Gazzaneo explica as vantagens em relação ao modelo proposto atualmente. “O que acontece nos moldes tradicionais? A empresa paga por uma máquina que vai ocupar muito espaço no datacenter e que já vem com um tempo de vida útil escasso. Isso acaba se tornando caro. No private cloud, a empresa vai pagar para utilizar o datacenter de uma empresa especializada, que vai concentrar toda a informação e o espaço necessário. Isso transforma este ambiente mais flexível e resulta em uma enorme redução nos custos”, avalia.

Ele diz ainda que, embora o nome possa soar etéreo, a private cloud é bem real. “Os dados não ficarão suspensos na internet. Se você visitar as empresas que locam o datacenter, vai ver que a coisa é bem real. Não há preocupações para isso”, informa.

Questionado sobre o porquê das empresas não adotarem apenas o princípio de cloud computing como forma de resolver esta questão, Gazzaneo esclarece que o private cloud tem algo fundamental para as empresas: a segurança.

“Na computação em nuvem, toda e qualquer informação que você colocar estará disponível para qualquer pessoa. Por isso que não é recomendado colocar informações importantes, como número do RG e do CPF. Com a nuvem privada, você pode colocar qualquer informação e o cliente que vai determinar quem poderá ter acesso àquela informação, em um ambiente 100% seguro”, garante.

O presidente da divisão do Grupo Symmetriz & Produtos de Virtualização, Brian Gallagher, diz estar animado com estas possibilidades do private cloud. “Em 28 anos de vida dedicados na concepção e desenvolvimento de produtos para armazenamento de informações, posso afirmar que estou vivendo a melhor fase neste meio. Com o constante crescimento no volume de informações, a utilização destes datacenters virtuais se tornou uma excelente oportunidade para redução de custos e otimização das informações de uma empresa. Muitas empresas grandes nos Estados Unidos e na Europa estão adotando este modelo de TI. Assim como o cloud computing, a nuvem privada permite que o usuário possa acessar as informações de qualquer lugar do mundo de forma eficaz e segura”, garante.

Livro promete ser a “bíblia” sobre o tema

Divulgação
Publicação &eac,ute; da Editora Bookman.

Durante o fórum, a EMC anunciou o lançamento do livro Armazenamento e gerenciamento de informações: como armazenar, gerenciar e proteger as informações digitais. Publicado pela editora Bookman, o material promete ser a “bíblia” para consulta sobre o espectro completo de tecnologias de armazenamento de informações.

Enfocando conceitos e princípios em vez de elementos específicos de produtos, o livro foi escrito por um grupo de 40 especialistas da EMC e adota uma perspectiva aberta para o armazenamento e gerenciamento da informação.

A gerente para América Latina dos serviços educacionais da EMC, Simone Malta, considera esta obra como definitiva no que tange assuntos como tecnologia de armazenamento, bem como ser interessante para a educação em Tecnologia da Informação (TI).

“O armazenamento e o gerenciamento de informação são tópicos que devem fazer parte do currículo de todos os profissionais de tecnologia, principalmente por se tratar de um assunto que é o desafio número um das organizações de TI”, avalia. O livro pode ser encontrado em livrarias ou pelo site www.bookman.com.br. O livro em capa dura tem 476 páginas e o preço sugerido é de R$ 89. (FL)

Voltar ao topo