Vácuo não é vazio

O leitor pode ter a idéia de que vácuo é sinônimo de vazio. Talvez sim, talvez não!!! Para os físicos teóricos, o vácuo tem energia, tem pares virtuais de partículas, tem um ?nível de energia fundamental não nulo?, etc.

Na mecânica quântica, existe um ?Princípio de Incerteza?, descoberto pelo físico alemão Werner Heisemberg, pelo qual, em níveis microscópicos, você nunca sabe ao certo, se, para uma faixa de incerteza do relógio ou cronômetro que você utiliza, ao medir energias, o valor medido é exato. Diz-se que tempo e energia são variáveis conjugadas. Ora, como tudo o que você mede é desse jeito, mesmo que você esteja diante do vácuo, você não pode afirmar que a energia seja rigorosamente igual a zero.

Sabe-se hoje que o vácuo tem ?agitação?, ou seja, a cada instante de tempo, estão sendo criados pares de partículas ?virtuais?. Trata-se de partículas individualmente indetectáveis, mas elas ?estão lá?. Tanto estão lá, que verificou-se experimentalmente que, colocando-se próximas uma da outra, duas placas paralelas metálicas, no vácuo, elas sofrem uma força, atrativa, que não se deve ao efeito gravitacional, i.e., não tem nada a ver com a lei da gravitação universal, de Newton, ou seja, independe das massas de cada placa. É o ?efeito Casimir?.

Explicamos que, dividindo o espaço do Universo em duas regiões, uma interior ao espaço entre as placas, e outra exterior, como há mais partículas criadas no exterior do que no interior, a pressão externa é maior que a interna.

Bem, a teoria da mecânica quântica só vale para o microcosmo. Pergunta-se: o que acontece no espaço macroscópico, ou seja, no espaço intergaláctico? O vácuo, macroscópico, tem associada alguma forma de energia independente da matéria?

Sob risco de ser apedrejado em praça pública, eu afirmo que há energia no vácuo em grande escala!!!

Passado o susto do leitor, aqui vai a minha história sobre o assunto. A mídia internacional tem publicado manchetes, nas últimas semanas, que o Universo estaria ACELERANDO. O que os astrofísicos e cosmólogos dizem efetivamente, é que, não só o Universo está em expansão – o que o leitor provavelmente já sabe – mas a expansão é cada vez mais rápida!!!.

Isso seria paradoxal??? Pois vejam, fazendo a imagem de uma esfera com muita massa, que está expandindo, não seria de esperar que as massas, por se atrairem, estariam com expansão desacelerada?

Pasme o leitor, pois a teoria da relatividade geral de Albert Einstein afirma que, para distâncias cosmológicas, ou seja, bilhões, trilhões, e, de preferência, ?quaquilhões?, de vezes maiores do que a distância do Sol até os confins do sistema planetário, surge uma força repulsiva, que implica numa energia para o vácuo, chamada de energia da constante cosmológica!!!

Sobre o caráter dessa constante cosmológica, falarei em outra ocasião. Quando voce for dormir hoje à noite, olhe primeiro para o céu, veja as estrelas, e diga para você mesmo: como sou feliz, minha morada está expandindo aceleradamente!!!!

Marcelo Samuel Berman é professor, doutor e diretor científico do Instituto Albert Einstein. www.institutoalberteinstein.org. msberman@instituto. alberteinstein.org

Voltar ao topo