Universidade Eletrtônica usa infra-estrutura da IBM

A IBM, através do fornecimento de servidores e com o ambiente de software Lotus é a responsável pela infra-estrutura utilizada na área de ensino à distância da UEB – Universidade Eletrônica do Brasil, primeira e única instituição no Brasil a ter curso cem por cento à distância, reconhecido pelo MEC, com o objetivo inicial de prover a formação de professores primários da rede de ensino público do estado.

Vista por alguns como a educação do futuro, mudando radicalmente o modo de ensino, a educação à distância é uma realidade para o Estado do Paraná. A Universidade Eletrônica do Brasil, instituída através da parceria entre a Agtec, Citpar, Funcefet-PR, Instituto Euvaldo Lodi/Federação das Indústrias do Brasil e Brasil Tecnologia, gerencia uma rede logística para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação com parcerias de instituições de ensino com qualificação elevada. Para tanto, a convergência da tecnologia computacional e das telecomunicações é utilizada como um meio para o alcance da democratização do acesso à educação. A UEB oferta a estrutura tecnológica, enquanto a parte de conteúdo e professores são de responsabilidade de universidades tradicionais.

Com o uso das chamadas mídias interativas – videoconferência, internet on line e off line, teleconferência e material de suporte – é possível que os cursos sejam realizados sem a necessidade de deslocamento do aluno para outras cidades. A universidade já está em atividade nos municípios de Almirante Tamandaré, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Campo Mourão, Castro, Centenário do Sul, Cornélio Procópio, Coronel Vivida,

Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Brasilvaí, Planalto, Ponta Grossa e Rio Negro. Atualmente a UEB conta com 2.800 alunos, sendo que está previsto a expansão para este ano de mais 900 alunos e para o ano que vem, mais 2.100 alunos.

Através deste projeto, o Paraná encontrou uma forma viável de qualificar com ensino superior os 40 mil professores de ensino normal do Estado sem graduação superior, adequando à Lei de Diretrizes e Bases da Educação que prevê a formação superior para todos os professores até 2007. Em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a UEB iniciou o curso Normal Superior, em 2000, com 900 professores sem formação superior, visando atingir, até 2007, a formação de 35 mil professores. Num trabalho de parceria com a UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa – parceira da UEB, a Lotus teve a incumbência da estruturação pedagógica dos conteúdos e da metodologia de ensino aplicada à realização dos cursos.

“A UEB iniciou as suas operações atendendo 3 mil professores e já possui uma programação estabelecida para a entrada de novos, atingindo ao final do ano de 2001, 15 mil profissionais de ensino e em 2002, 25 mil “, conta Reinaldo Borba, diretor executivo da instituição. O acesso ao ambiente de ensino é realizado através dos Centros de Ensino espalhados pelos municípios do Estado. O projeto prevê a disponibilização destes centros em 45 municípios.

A IBM foi a responsável pelo fornecimento da infra-estrutura de servidores que estão sendo utilizados no “centro nervoso” do ambiente de ensino à distância. São 13 servidores da plataforma X-series. Já sob responsabilidade técnica da Lotus, todo o projeto de implantação da infra-estrutura do ambiente de educação da UEB conta com os softwares Domino Server, como servidor principal, Sametime Server, como servidor de chat e colaboração realtime, Servidor Domino.Doc, como servidor de documentos, e para os alunos, o Notes Desktop para ambiente de correio eletrônico, e o SmartSuite, como aplicativo desktop. “Nosso trabalho não se resume no fornecimento da solução, a Lotus continua prestando serviços de suporte técnico e assessoramento pedagógico, de forma a auxiliar a equipe UEB na implementação de novas funcionalidades” afirma Alexandre Barbosa, Gerente IBM-Lotus no Brasil. Os produtos Lotus e suas aplicações na execução do treinamento não-presencial são os seguintes:

– Plataforma Lotus Domino / Notes para o ambiente de comunicação corporativa e ambiente Internet da UEB (www.uep.org.br) ;

– Plataforma Lotus LearningSpace, para ativação de todo o ambiente de ensino à distância não-presencial;

– Plataforma Lotus Domino.Doc, para a implantação da biblioteca eletrônica da UEB ;

– Plataforma Lotus Sametime, para implantação do ambiente de comunicação real-time, suportando as atividades de ensino à distância ;

– Plataforma Lotus SmartSuite, como plataforma desktop para uso dos alunos e professores da instituição.

A UEB teve ainda outros fornecedores para os micros dos primeiros cinco centros de ensino à distância, a Vcom/USA, responsável pelos equipamentos de vídeo-conferência e a Embratel/Cisco, a quem coube a infra-estrutura de comunicação de dados. A Lotus enfrentou dois importantes concorrentes no processo de venda: a Sofhar (parceira Microsoft no Brasil), que ofertava a solução Universite e a Siemens/PUC-PR, que oferecia a solução Eureka.

Os pontos considerados como “diferenciais” para a escolha da Lotus, basearam-se na estratégia de comercialização da solução em dois princípios:

1 – Robustez da plataforma ofertada – Notes + LearningSpace. A Lotus providenciou a exposição de inúmeros cases de projetos assemelhados, já desenvolvidos em outros países. Outro fato que veio reforçar a credibilidade para a formação desta grande parceria foi a visita “in loco” que a equipe de coordenação da UEB realizou ao México, para conhecer o projeto que a Lotus desenvolveu em conjunto com o ITESM – Instituto Tecnológico de Ensino Superior da Cidade do México – um dos maiores projetos deste segmento no mundo, contando com mais de 70 mil alunos.

2 – Experiência da IBM/Lotus no processo de união entre a Tecnologia e a Pedagogia aplicada ao processo de EAD. Durante todo o processo de pré-venda o time Lotus/IBM, através da sua equipe pedagógica, promoveu reuniões com a equipe de coordenação pedagógica da Universidade Eletrônica do Brasil, de forma a definir, estruturar e formatar a aplicação do conteúdo pedagógico que a UEB iria disponibilizar através da infra-estrutura técnica fornecida. Isso resultou, ao final do processo, na geração de um documento que detalhou para a UEB todos os subprodutos pedagógicos que estariam sendo ofertados conjuntamente com a aquisição básica do software.

Até o momento, o valor geral investido atingiu R$ 4 milhões e em 2002 estão previstos outros R$ 2 milhões adicionais. Segundo Borba, o principal resultado obtido é o ensino de qualidade em todo o Estado do Brasil. A instituição prevê novos cursos superiores de graduação e de pós-graduação.

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