Ressonância identifica pensamento

Cientistas britânicos anunciaram que conseguiram identificar o pensamento subconsciente de uma pessoa com um exame de ressonância magnética. De acordo com uma equipe de pesquisadores do University College London, um mapeamento da atividade cerebral pode ser feito por meio da análise do fluxo sanguíneo, que pode ser observado numa ressonância magnética funcional.

Com a descoberta, publicada na revista especializada Nature Neuroscience, os cientistas dizem que é possível saber o que a pessoa está pensando mesmo que ela própria não se dê conta. Na experiência, os médicos Geraint Rees e John-Dylan Haynes mediram a atividade cerebral no córtex visual – a parte do cérebro que lida com informações enviadas pelos olhos – enquanto os voluntários olhavam para vários objetos diferentes numa tela de computador.

Ao olhar os resultados das imagens da ressonância magnética funcional, os cientistas foram capazes de adivinhar melhor o que tinha sido mostrado na tela do computador do que os próprios voluntários. 

Voltar ao topo