Microsoft anuncia investimentos de R$ 50 milhões no Brasil

A Microsoft Brasil anunciou hoje um investimento de mais R$ 50 milhões no país. Esses recursos serão destinados à criação de 20 Centros de Tecnologia espalhados por diversos estados brasileiros e Distrito Federal; financiamento de projetos sociais. Além disso, a Microsoft aprovou a ampliação de seu quadro de funcionários em 30% para suportar o crescimento da subsidiária no país.

?Nosso compromisso com o Brasil vem sendo demonstrado ao longo dos últimos anos, com crescentes investimentos em projetos educacionais, de combate à exclusão digital, e capacitação tecnológica dos profissionais brasileiros. Enxergamos a tecnologia como um vetor de transformação social e de geração de conhecimento?, explica Luiz Marcelo Marrey Moncau, diretor de marketing da empresa.

Em agosto do ano passado, o principal executivo da Microsoft, Steve Ballmer, esteve no Brasil e anunciou a criação de Centros de Tecnologia. Dois deles já foram inaugurados, um em Curitiba (PR) e o outro em Petrópolis (RJ). O sucesso e pioneirismo da iniciativa estimularam Rodrigo Costa, atual diretor-geral da Microsoft Brasil, a aprovar junto à corporação o investimento em mais 18 centros. Os objetivos são capacitar mão-de-obra local e promover a integração entre os negócios de empresas brasileiras, proporcionada pela adoção de soluções de negócios e Web Services – serviços via Internet que agilizam a comunicação entre empresas, governo e consumidores.

Os primeiros centros serão criados nos estados de Ceará, Minas Gerais, Paraná, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal. ?Decidimos ampliar nossos investimentos iniciais em função do excelente retorno que tivemos com as duas primeiras iniciativas, expandindo o projeto para outros estados e reforçando as regiões onde há maior demanda?, complementa Moncau.

Centros atenderão a mercados verticais

A companhia coordenará a instalação dos centros ao longo dos próximos 36 meses, com investimentos em instalações, equipamentos, suporte técnico, capacitação e material de apoio. Em conjunto com instituições de pesquisa e desenvolvimento, universidades e parceiros Microsoft, cada unidade contará com uma equipe para capacitar profissionais a desenvolver projetos e soluções voltadas a necessidades específicas de mercados, tais como telecomunicações, comércio eletrônico, mobilidade, educação, turismo, indústria, saúde, manufatura e varejo. ?Vamos criar infra-estrutura para agilizar a integração dos negócios, por meio da linguagem XML (eXtensible Markup Language), e fomentar a utilização de Web Services?, diz Marcos Pinedo, diretor de estratégia .NET da Microsoft.

A estimativa é dobrar o número de pessoas certificadas em três anos, o que representa 7,5 mil novos profissionais, ampliando o quadro de mão-de-obra especializada e certificada com padrões internacionais. Além disso, independentemente dos centros, mais de 120 mil profissionais por ano deverão participar de seminários, palestras, treinamentos, workshops e laboratórios.

Investimentos em projetos sociais

Somente nos últimos três anos, a Microsoft Brasil investiu US$ 15 milhões em projetos sociais para levar a tecnologia a comunidades por todo o país e aplicação da tecnologia em benefício da educação, em parceria com organizações como CDI ? Comitê para Democratização da Informática, Instituto Ayrton Senna, Projeto Aprendiz e Fundação Bradesco

Emilio Umeoka assume operações em julho

Executivo passa a coordenar a subsidiária brasileira da Microsoft no início do ano fiscal 2003

Emilio Umeoka assumirá o cargo de diretor-geral da Microsoft Brasil a partir de 1º de julho, quando se inicia o ano fiscal 2003 para a companhia. Até lá, o executivo cuidará de seu processo de transição na Compaq, onde era o diretor-geral desde fevereiro de 2000, conduzindo a empresa à liderança dos mercados de servidores e desktops.

?Emilio Umeoka é um executivo reconhecido no Brasil e traz consigo uma vasta experiência em Tecnologia da Informação?, afirma Rodrigo Costa, atual diretor-geral da empresa no Brasil. ?Esse passo permitirá a consolidação de uma estratégia de forte investimento que a Microsoft prevê para os próximos anos na geração de oportunidades?.

Formado em engenharia de petróleo pela Texas A&M University, Umeoka tem larga experiência no segmento tecnologia. De 1986 a 1995, atuou como presidente da Wild West Software e foi o primeiro representante da Microsoft na América Latina.

Na Compaq Computer, iniciou como diretor da área de servidores Intel e também diretor de contas corporativas para o mercado brasileiro, em 1995. Em 1998, passou a exercer, em Houston, a vice-presidência para a área de PCs Corporativos para a América Latina.

Umeoka fez cursos de especialização e liderança na Harvard University e MBA na IBMEC. Além da experiência internacional com a Compaq, trabalhou como engenheiro de campo para uma empresa do setor de petróleo em Angola, na década de 80.

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