Curitiba terá olimpíada de games

Enquanto, em agosto, a atenção da maioria das pessoas vai estar voltada aos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, muitos gamers estarão ligados em outra competição mundial: o Samsung World Cyber Games (WCG), que é considerado o maior campeonato de jogos eletrônicos do mundo. Curitiba vai receber, no próximo final de semana (dias 2 e 3), uma etapa da versão brasileira do evento, que tem nove etapas regionais e uma online.

“Tratamos o WCG como uma olimpíada dos jogos virtuais”, diz Rodrigo Moretz, gerente de marketing de relacionamento da Samsung. “Vamos selecionar os melhores gamers do Brasil para representar o País na final mundial.” A final nacional, com 168 classificados, será em São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro e a Grande Final Mundial, que levará 15 representantes brasileiros, acontecerá em Colônia, na Alemanha, de 5 a 9 de novembro.

No Brasil, as nove cidades que sediam etapas foram escolhidas, segundo o gerente, “de acordo com a grandeza da comunidade gamer local”. Neste ano, os organizadores reservaram novidades: algumas etapas estão sendo realizadas em locais públicos, diferentemente dos anos anteriores, quando a maioria das etapas eram realizadas em lan houses. Para Moretz, a mudança deve aproximar um universo maior de jogadores ao evento. “Queremos, a médio e longo prazos, atingir também os jogadores casuais”, explica.

Alguns jogos também estão estreando no WCG: um deles é o badalado Guitar Hero 3: Legends of Rock, que será jogado na plataforma Xbox 360, somente na etapa de São Paulo. O outro game da plataforma será o também consagrado Halo 3.

Além do jogo

Divulgação
Vamos selecionar os melhores gamers do Brasil para representar o País na final mundial. Rodrigo Moretz, gerente de marketing de relacionamento da Samsung.

De acordo com Moretz, o e-sport – como são chamadas as competições eletrônicas – ainda tem muito espaço para crescer. O WCG, por exemplo, está agora em busca de parceiros de mercados paralelos, sem relação direta com a área de games, como empresas do setor de alimentação ou de música. “Por isso adotamos o slogan ‘beyond the game’ (além do jogo). É uma competição, mas também uma festa, onde você encontra amigos e se diverte”, afirma.

As inscrições para a etapa de Curitiba, que acontecerá dentro do evento Planeta Digital, na Expo Unimed Curitiba, já estão abertas. Segundo Moretz, com alguma sorte, é possível conseguir se inscrever na hora do evento. Há também uma lista de espera, para o caso de algum inscrito faltar.

Algumas classificatórias offline já foram realizadas. Neste final de semana, o evento está acontecendo no Rio de Janeiro (RJ). Depois de Curitiba, nos dias 3 e 4 de agosto, o WCG segue para Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e São Paulo (SP). As fases online e offline do campeonato classificam 168 jogadores para a Final Nacional do Samsung WCG Brasil. Os 15 campeões irão representar o País no mundial de games na Alemanha.

São cinco categorias de jogos para PC: Half-Life: Counter Strike 1.6, Fifa 08, Need for Speed: ProStreet, Carom 3D e Age of Empires III: The Asian Dynasties. As duas últimas são disputadas apenas no modo online. Em 2007, o Samsung WCG Brasil teve mais de 3 mil participantes, nas fases online e offline.

Modelo dos Jogos Olímpicos

O World Cyber Games (WCG) foi criado no ano 2000, na Coréia do Sul. Sua primeira edição no formato atual foi disputada já no ano seguinte. Porém, apenas na edição de 2004 o evento foi disputado fora do país asiático. Desde então, Estados Un,idos, Cingapura e Itália já receberam etapas. Este ano, é a vez da Alemanha e, ano que vem, o campeonato será disputado na cidade de Chengdu, na China.

O evento segue, de certa forma, o modelo dos Jogos Olímpicos: a organização monta até uma espécie de vila olímpica para os participantes da final mundial, que recebe 700 atletas de mais de 70 países. Os 15 ciberatletas brasileiros
que vão à Alemanha têm uma reputação a zelar: ano passado, na final mundial em Seattle, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou o segundo lugar no ranking geral do campeonato. Ficou atrás apenas dos norte-americanos e superou outros favoritos. Foram duas medalhas de ouro, nos jogos Carom 3D e Need For Speed: Carbon. Na final de 2005, o desempenho brasileiro também foi ótimo: terceiro lugar, atrás dos EUA e da Coréia do Sul.

O Brasil tem etapas nacionais do WCG desde 2001. A maioria das finais foi realizada em São Paulo, mas em 2004, o evento aconteceu em Brasília e, em 2005, em Belo Horizonte. Há também, desde 2006, uma versão panamericana
do campeonato. Até hoje, todas as etapas foram realizadas no México. O Brasil ficou com o título do primeiro campeonato, na capital mexicana. Ano passado,
os gamers brasileiros conquistaram o bicampeonato, em Cancún.

Em junho deste ano, na cidade de Monterrey, o desempenho não foi tão bom: o Brasil ficou com o quinto lugar na classificação geral, sem nenhuma medalha de ouro e atrás dos EUA, Argentina, Peru e México. Mas o campeonato teve diferenças em relação aos anos anteriores, já que foi realizado antes das etapas nacionais.

Mais informações sobre o Samsung World Cyber Games, no site www.worldcybergames.com.br. (HM)

Voltar ao topo