Brasil Telecom adquire o maior super-computador da América Latina

Enfrentar a crescente concorrência no mercado de telecomunicações e melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes. Esse é um dos grandes desafios da Brasil Telecom S/A, principal operadora de telefonia fixa nas regiões Centro-Oeste, Sul e parte da região Norte do país. Para vencê-lo, a operadora aposta na inovação tecnológica e conta com uma forte parceria com a HP Brasil, subsidiária da Hewlett-Packard Company, segunda maior empresa de computação do mundo.

A companhia, que no último ano fez importantes investimentos na modernização de sua infra-estrutura de TI, escolheu os super-servidores HP Superdome para suportar suas soluções de CRM, mediação e gerência de força de trabalho. Ao todo, a Brasil Telecom adquiriu seis servidores que tornaram possível a consolidação de vários sistemas e aplicações. Dois deles são, segundo o site www.top500.org, os maiores da América Latina, aí considerando-se todo e qualquer mainframe ou outro tipo de computador.

“O HP Superdome oferece altíssimos níveis de performance, disponibilidade e escalabilidade. Essas características aumentam sensivelmente o uptime das soluções, permitindo que a Brasil Telecom seja mais eficiente e confiável no atendimento a seus clientes e em suas operações”, destaca Waldeck Araujo Junior, diretor de Tecnologia da Informação da Brasil Telecom. Para o executivo, tanto a escalabilidade como a capacidade de expansão do servidor são extremamente importantes para sustentar a solução de CRM adotada pela companhia. “Estreitar o relacionamento com nossos clientes e atendê-los com excelência sempre foram fundamentais dentro de nossa estratégia de crescimento”, destaca o executivo. “Nesse sentido, o gerenciamento das relações com clientes e das equipes técnicas de campo precisam ser realizadas com a maior segurança possível”, completa.

Outra importante iniciativa possibilitada pela aquisição do Superdome foi a consolidação dos sistemas de mediação, que permitem o controle total das chamadas efetuadas e recebidas de cada cliente. A operadora, que antes utilizava três aplicações diferentes para bilhetagem das chamadas, adotou o mediador BMP da EHPT, uma moderna solução criada a partir de uma joint venture entre a HP e a Ericsson.

“A Brasil Telecom tem hoje um dos maiores volumes de CDR´s do mundo e atingirá cerca de 170 milhões por dia no final de 2002. Precisávamos de uma solução moderna e eficiente para realizar a mediação com sucesso, além de uma infra-estrutura robusta capaz de suportá-la”, explica Araujo Junior. “A Brasil Telecom passa a possuir um parque de máquinas que alia uma performance que antes só era associada a mainframes à vantagem de operar com arquiteturas abertas, suportando simultaneamente aplicações em Unix, Linux e NT”, explica Jaison Patrocinio, gerente de marketing de servidores da HP Brasil. “Se formos considerar somente aplicações comerciais, o Superdome da Brasil Telecom está entre os 10 maiores do mundo, o que é um grande orgulho para nós e para a Brasil Telecom”, complementa Claudio Rangel, gerente de indústria – telecomunicações da HP.

O HP Superdome possui hoje os seguintes recordes: Maior performance em Oracle 9i no mundo (389.434 tpmC); maior performance em SAP no mundo (144.090 ATOs); maior performance nas principais aplicações de billing do mundo, como a Amdocs, Kenan/Arbor, Convergys/Geneva e SemaSchlumberger BSCS

Sobre o Superdome

O HP Superdome é o mais poderoso servidor do mercado no segmento UNIX e que oferece o dobro da performance de outros servidores em sua categoria. O HP Superdome foi projetado para atender as mais exigentes demandas dos ambientes de missão crítica. Nesses ambientes, a HP oferece serviços preventivos de alta disponibilidade que ajudam na manutenção de uma infra-estrutura corporativa sempre ativa. É a primeira máquina do mercado a operar com particionamento físico e virtual simultaneamente. O equipamento permite, ainda, a realocação automática da performance de processamento de forma precisa e rápida. Além disso, o Superdome está preparado para trabalhar com o processador Itanium – IA-64 e possui uma arquitetura aberta que suporta, simultaneamente, diversos sistemas operacionais como HP-UX11i, Windows 64-bits e Linux.

Voltar ao topo